domingo, 29 de junho de 2008

5º ENCONTRO DE MANUTENÇÃO DA UFRGS

Nunca fui muito ligado a palestras, reuniões ou algo do tipo. Só de pensar nessas coisas, me imaginava quase dormindo diante do palestrante da vez ou de quem estivesse de posse da palavra. E ainda é assim mesmo. Não é qualquer tema que me chama a atenção a ponto de manter em estado de alerta, pelo menos, uma quinta parte dos meus cinco sentidos.
Algo bem diferente aconteceu no encontro realizado no Auditório do ILEA - Campus do Vale da UFRGS, em Porto Alegre, RS, nos dias 24, 25 e 26/06/2008. Organizado pelo Engº Rui Muniz, um profissional que me impressionou, de cara, pela sua inteligência, polivalência e eloquência, o 5º Encontro de Manutenção da UFRGS, para mim, foi um sucesso. Isto quer dizer que o evento conseguiu superar as minhas expectativas e abriu uma janela de oportunidades para um ajuste de qualidade no trabalho que nós executamos na UFPel, em Pelotas, RS. O encontro, propriamente dito, e a experiência de interagir e discutir problemas crônicos de manutenção com os meus próprios colegas de trabalho foram coisas muito positivas, que não só esclareceram o papel que desempenhamos junto à comunidade universitária, mas também nos levou a refletir que as nossas atribuições e atitudes podem e devem se estender para "um pouco mais além" do que aquilo que nos é delegado pela Instituição. É bom para a UFPel e pode ser importante para o nosso crescimento e satisfação profissional.


O programa do Encontro se desenvolveu mais ou menos assim:
24/06/2008 -
13:30 h - Credenciamento e entrega do material;
13:45 h - Filme [http://www.saneamentobasicoofilme.com.br/home.html] e debate.










25/06/2008 -
09:00 h - Abertura;
09:30 h - Palestra de abertura - ABRAMAN/RS;
10:00 h - Petroquímica BRASKEM (ex-COPESUL) - Engº Fábio Castro;












13:14 h - Momento de reflexão e relaxamento. A turma da UFPel: Luciano; Fátima; Valdir; e Paulo Brum; eu estou do lado de cá da lente.

13:30 h - DMAE - Manutenção de Redes Adutoras de àgua - Engº Adinaldo Soares de Fraga;

14:00 h - UFRGS - Organização do Trabalho na Manutenção - Engº Fernando Amaral [apresentando no escuro e, mais abaixo, debatendo com o Engº Rui e demais participantes];


























14:30 h - Contratos de Manutenção e Materiais na UFRGS - Engº Rui Muniz;
15:30 h - Mesa Redonda - Manutenção e Expansão da UFRGS;
17:00 h - Encerramento do dia.

26/06/2008 -
08:45 h - Manutenção do Ambiente Natural do Campus do Vale / A Gestão Ambiental na UFRGS - Márcia Regina Pereira Tavares;



















09:30 h - Manutenção do Sistema de Esgotamento Sanitário do Campus do Vale - Engº Paulo Robinson Samuel;

10:15 h - Plano de Desenvolvimento Institucional - Engº Luiz Augusto Cury Vasconcellos.


















Engº Cury, da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, respondendo a um interlocutor sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional.


26/06/2008, 12:44 h - E num certo restaurante subterrâneo nunca peça o cardápio nº 40. Quem almoça por lá sabe porquê.

... e continuando:

14:00 h - Eleição de Representantes para o 2º Encontro Nacional de Manutenção das IFES - Engº Rui Muniz.



















14:30 h - Palestra de Encerramento: Gestão da Manutenção - Engº Jairo Tadeu Dessimon Machado, MSc




















15:30 h - Mesa de Encerramento.

O 5º Encontro de Manutenção da UFRGS (24 a 26/06/2008) contou também com a participação de Instituições Federais de Educação Superior de outros estados da União, além da Universidade Federal de Pelotas, RS.

Os cinco representantes da UFPel aparecem aí, entreverados com dois representantes da UFRGS, o Engº Rui e a Márcia Tavares.
Eu não ia identificar ninguém, mas vamos lá: da esquerda para a direita, lá atrás, o Luciano (UFPel), o Valdir (UFPel) e o Sérgio (UFPel); na fila do meio, a Márcia (UFRGS), o Rui (UFRGS) e o Paulo Brum (UFPel); e, de centro-avante, a Fátima (UFPel). Parece um time de futebol-de-sete.

A próxima etapa é o 2º Encontro Nacional de Manutenção, em julho/2008, no Rio de Janeiro, RJ.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para os interessados na área de manutenção, teremos agora o XVIII Seminário Gaúcho de Manutenção, da ABRAMAN, aqui na UFRGS, 17, 18 e 19 de novembro de 2009. E, a turma (Rui, Márcia, Paulo, Zé...) vai estar presente, apresentando trabalho e espera os pelotenses por aqui... Um abração.
Márcia e Rui.

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...