quarta-feira, 15 de outubro de 2008

OS SOBREVIVENTES DOS ANDES

Dia de Colombo, 12 de outubro, 1972. Era o começo de um feriadão no Uruguay, porque a folga da quinta-feira se estenderia até o domingo. Assim os Old Christians, um time de rugby formado por universitários, acompanhados por alguns torcedores e amigos, fretaram um avião da Força Aérea Uruguaia para visitar um outro time, os Old Boys, em Santiago do Chile. O vôo, com escala forçada em Mendoza por causa do mau tempo nos Andes, foi retomado no dia seguinte.












Voar sobre os Andes após as 11 da manhã não é recomendado por quem conhece o regime de ventos da região. Os pilotos ignoraram essa regra fundamental e convocaram os passageiros a comparecer ao aeroporto de Mendoza às 12:30 horas, para seguirem viagem.

Em seguida, às 15:31 horas, o Fairchild F-227 que os transportava na travessia dos Andes, caiu ainda no lado argentino. Dezessete, dos 45 passageiros, morreram na hora do choque. Outros morreram horas ou dias mais tarde devido aos ferimentos e agressões do clima.


Dezesseis jovens sobreviveram e foram resgatados 70 dias depois. Fé, determinação e coragem, tanto da parte desses sobreviventes quanto daqueles que nunca desistiram de procurá-los, foram os ingredientes que os trouxeram de volta à vida. Morreram uns para que outros pudessem viver.

Abaixo o bilhete que Fernando Parrado jogou, envolto numa pedra, para Sergio Catalán que estava na margem oposta do Rio Azufre (Chile):
"Sou de um avião que caiu na montanha. Sou uruguaio. Estamos andando há dez dias. Meu amigo está ferido. No avião há 14 pessoas, algumas delas feridas. Não têm coisa alguma para comer e não podem sair do local. Não podemos andar mais. Onde estamos? Por favor, ajude-nos".



















Restos do Fairchild F-227, americano, que tinha motores Rolls-Royce com cerca de 800 horas de vôo. Ao seu redor os sobreviventes vibram com a chegada do resgate, em Dezembro de 1972.












O site oficial http://www.viven.com.uy/571/default.asp apresenta detalhes impressionantes desta triste história.
Ver também Clay Blair, Jr, SURVIVE! (título original). Em português, "Nascidos de Novo" (tradução Ruy Jungmann).

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...