quarta-feira, 19 de novembro de 2008

OÁSIS NOS DESERTOS DA DOR

18 de Novembro de 1978 - O místico americano Jim Jones, fundador da seita Templo do Povo, é encontrado morto, com um ferimento a bala na cabeça, juntamente com outras 909 pessoas que se suicidaram através de envenamento, na isolada comunidade agrícola de Jonestown, também fundada pelo pastor, em 1977, na Guiana.

(1)


As pessoas que viviam nessa colônia não podiam, sob hipótese alguma, estabelecer contato com o mundo exterior sob pena de sofrerem pesados castigos. A colônia era uma espécie de comunidade socialista auto-suficiente.
O suicídio coletivo foi a saída que o "mestre" Jim Jones encontrou ao se ver acuado pelo governo americano que descobriu os abusos e desrespeito a seres humanos, cometidos na comunidade.
(2)

Chico Anísio, humorista brasileiro, usou um nome parecido [Tim Tones] para representar um mestre religioso semelhante ao do grupo Templo do Povo, mas copiou daqui do Brasil as práticas de recolhimento de donativos. O vídeo http://oseculoxx.blogspot.com/2008/11/passando-sacolinha-tim-tones.html
em seu programa humorístico, no final dos anos 70 e início dos 80, dá uma amostra do que pode estar ocorrendo ainda hoje por aí.
Fotos: Getty ImagesDavid Hume Kennerly (1); Getty ImagesDon Hogan Charles / New York Times Co. (2).

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...