segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PEGADOR DE BOLA

Perto de uma dezena de rapazes e/ou moças trabalham como pegadores de bola em uma partida de futebol. Quando a bola sai fora dos limites do campo de jogo, eles ou elas já estão a postos, com outra bola na mão, para entregar ao atleta que vai reiniciar a movimentação da partida. Enquanto isto, um outro pegador de bola sai em disparada para recuperar a bola que anteriormente tinha sido jogada para fora.
O termo "pegador de bola" nem é usado no Brasil. Mais fácil é chamar esses meninos ou meninas de gandulas.
¿Mas de onde veio esta denominação?
A origem do nome "gandula", segundo o que foi passado de boca em boca, é de 1939, quando Bernardo Gandulla, um atleta argentino, foi jogar no Vasco da Gama. Ele se fardava mas nunca era escalado para as partidas porque - pelo que se sabe - era muito ruim. Então sempre corria para pegar a bola que saía pelas laterais ou pelos fundos das goleiras.


A torcida, acostumada com as corridas do Gandulla para buscar a bola, passou a clamar pelo seu nome nas vezes que a bola ia pela linha de fundo ou saía pela lateral: "Vai buscar, Gandulla!" - gritavam.
E assim o Gandulla foi se acostumando a buscar a bola e o termo "gandula", já sem uma das letras "L", se incorporou, definitivamente, à linguagem do futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...