segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A VOLTA DO GURI TEIMOSO

¿Mas quem é o guri teimoso? Para quem não se lembra ou nunca ouviu falar, "guri teimoso" é o apelido do Football Club Rio-Grandense [da cidade do Rio Grande, RS]. O clube reuniu jogadores para disputar o campeonato citadino de 2009. É um torneio curtinho porque são três, somente, os clubes envolvidos, ou seja, além do FC Rio-Grandense, também chamado de "colorado" pelos rio-grandinos, tem o SC São Paulo, conhecido como "o leão do parque" ou "caturrita", e o SC Rio Grande, "o vovô".

Acima, os escudos dos três clubes da cidade do Rio Grande, respectivamente, FC Rio-Grandense, SC São Paulo e SC Rio Grande.

O Rio-Grandense, fundado em 11 de julho de 1909, vai fazer 100 anos, e é de lastimar que tenha fechado suas portas para o futebol no início desta década, alternando idas e vindas, até parar de vez. Joga, em 2009, o campeonato da cidade, e torna a fechar as portas porque nem está inscrito no campeonato gaúcho da segunda divisão.

E eu nem sabia [porque recém estou me familiarizando com a cidade do Rio Grande] que o estádio do clube era o Colosso do Trevo, que fica na Rua Visconde de Itaboraí, nº 2. Imaginava ainda a existência do velho Estádio Torquato Pontes, localizado na Rua Buarque de Macedo. O interessante é que o antigo campo do Sport Club Rio Grande era ao lado, separado do campo do Rio-Grandense somente pelo muro da goleira dos fundos.

Estádio Colosso do Trevo, quando esse ainda estava em atividade.
Foto: Paulo Acosta

Pois estive lá no tal Colosso do Trevo na tarde da última sexta-feira, dia 06/02, e constatei que não havia como chegar ao local por lado algum, uma vez que junto aos portões que dariam acesso ao estádio havia uma frenética movimentação de caminhões que, aparentemente, estavam a serviço de uma empresa [que eu não sei que tipo de serviço presta] que se expandiu e ocupou a área de tal forma, que bloqueia a passagem de veículos e pessoas que por alguma razão querem bisbilhotar as cercanias do estádio. Assim, pude observar [não tão de perto] com tristeza que a magnífica estrutura, inaugurada em 1986, aparentemente está em ruínas.

Flagrante do último clássico Rio-Rio disputado no Estádio Torquato Pontes, em 1984.
Foto: Marcelo Braga

Fica, da minha parte, uma expectativa positiva baseada neste retorno provisório do clube às suas atividades [cujo objetivo principal é comemorar os seus 100 anos de fundação]. Torço para que o "guri teimoso" volte, em breve e definitivamente, para se juntar aos tradicionais rivais e incomodar, de novo, os médios e os grandes do nosso Estado.

Um comentário:

Alma nobre disse...

Sérgio,

Acho que o FBCRG deve fazer um negócio amplo com o Rio Grande, da seguinte forma:
- a área do Artur Lawson é vendida para um investimento imobiliário;
- o Colosso do Trevo passa para o Rio Grande;
- o FBCRG recebe um estádio bem menor com CT.

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...