quarta-feira, 29 de abril de 2009

A GUERRA DOS MUNDOS


Orson Welles, em Guerra dos Mundos- 30/10/1938.

1938, noite de domingo, 30 de outubro, véspera do Halloween (dia das bruxas). Muitas das [milhões de] pessoas ligadas às transmissões de rádio da rede CBS americana e suas afiliadas, levaram a sério a notícia de que os marcianos estavam invadindo os Estados Unidos da América. Quem estava na zona rural correu, em desespero, para a cidade, e quem estava na cidade saiu a procurar refúgio no campo. Tocavam os telefones das delegacias e gritos de socorro ecoavam nas ruas de diversas cidades do país. Foi um caso de histeria coletiva.
O professor Pierson, (¿)astrônomo do Observatório de Princeton(?), declarou em sua entrevista de rádio, que vários fenômenos estavam ocorrendo na crosta do planeta Marte. Logo em seguida a emissora informou que um disco voador tinha aterrissado em uma fazenda, em Grovers Mill, New Jersey. E na sequência, em tom sensacionalista, alardeou que muitos outros discos tinham pousado em diferentes pontos do país. Para completar, um dito Secretário do Interior entrou na transmissão e informou, “direto de Washington” que a situação era grave, mas pediu calma à população.
Depois de vários minutos aflitos, com gritos, choros e orações aos pés do rádio, veio o alívio, com risos e xingamentos, pois nada daquilo era verdade. Tratava-se de uma adaptação radiofônica do livro A Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells, feita por Orson Welles que interpretou o tal professor Pierson, para Mercury Theatre On The Air, um programa de rádio transmitido entre 20 e 21 horas.
O episódio ajudou a alavancar a carreira de Orson Welles, então com 23 anos, que a seguir foi contratado por Hollywood para escrever, produzir, dirigir e atuar nos filmes da RKO Radio Pictures.

Baseado num relato de Ademir Fernandes- editor de Reportagens Especiais da Agência Estado.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...