terça-feira, 7 de abril de 2009

O CINEMATÓGRAFO

'Inda estes dias postei por aqui um fragmento de um filme do Carlitos, http://oseculoxx.blogspot.com/2009/03/charles-chaplin-circus-mirror-maze.html digo, Charles Chaplin. Analisei a sequência e fiquei pensando se essa [e todas as comédias do próprio Carlitos, Buster Keaton e do Harold Lloyd, filmadas até 1927] ficariam, da mesma forma, engraçadas se pudessem, hoje, ser exibidas na velocidade normal. Imagino que não seriam tão hilárias assim, apesar de considerar esses três caras muito talentosos. É que, naqueles tempos, os cinematógrafos (antiga denominação para as câmeras e projetores de hoje) conseguiam registrar apenas 18 fotogramas por segundo, tal como a máquina inventada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière.


Os equipamentos fabricados e utilizados já no final da década de 1920 passaram a gravar 24 fotogramas por segundo, e os filmes mais antigos (do cinema mudo), quando exibidos pelos novos projetores, passaram a mostrar personagens que se movimentavam com uma velocidade impressionante. Aquela "agilidade" toda ajudava a dar às cenas uma dinâmica muito engraçada, principalmente se o objetivo do filme fosse fazer as pessoas rirem. E é assim até hoje porque a velocidade da "coisa", por si só, consegue espantar qualquer resquício de stress acumulado em um ou mais dias de trabalho estafantes.
Quanto aos irmãos Lumière..., há controvérsias. Em 1892 um tal de Léon Bouly criou o que seria chamado de Bouly Cinématographe. Ele teria perdido a patente da sua criação. No final de 1893, no entanto, registrou uma segunda patente. Sua máquina era capaz de filmar e projetar, no entanto ainda faltava um mecanismo que garantisse uma projeção em velocidade constante.

Bouly Cinématographe (1892)


Na metade de 1894, os Lumière viram um cinetoscópio, uma invenção de Thomas Edison. O Edison Kinetoscope não era um projetor, propriamente dito, porque para ver o filme era preciso espiar através de uma janela individual. Mas o aparelho introduziu um parâmetro que passaria a ser o padrão para todas as projeções cinematográficas dali em diante, onde as imagens sequenciais e o acréscimo de uma fonte de luz com uma alta velocidade do obturador, ajudaram a criar a ilusão do movimento.


Lumière Cinématographe (1895)



Projetor utilizado por Auguste e Louis Lumière. (Mundo Estranho- edição 6- agosto/2002)


Com base na invenção dos laboratórios Edison, os irmãos Lumière patentearam uma combinação de câmera e projetor que utilizava uma garra intermitente derivada do mecanismo utilizado para passar o pano nas máquinas de costura. Em resumo, esse dispositivo complementar era uma primitiva cilindro-cremalheira [das câmeras e projetores modernos, antes do advento do vídeo] e contribuiu para que o Lumière Cinématographe, e seus criadores, passassem à história como os inventores do cinema.


As outras imagens que ilustram esta postagem, foram "clonadas" da própria internet.


Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...