segunda-feira, 20 de julho de 2009

ASPECTOS DA GUERRA

Em 1943 o Brasil ainda não estava envolvido militarmente na II Guerra Mundial, embora já tivesse formalizado declaração de guerra aos países do Eixo no ano anterior. Os ingleses, famosos desde outros tempos por suas ardilosas manobras políticas internacionais, mantinham espiões infiltrados no nosso país que atuavam em várias áreas, inclusive na propaganda contra o nazismo. Um exemplo disto é esta publicação aqui, escrita não sei por quem, e editada e impressa por “Publicações Britânicas”, cuja sede era na cidade do Rio de Janeiro (Av. Graça Aranha, nº 57).
No formato que eu publiquei não dá para ler, mas o livreto [com mais de 70 páginas] narra uma hipotética viagem de navios mercantes através do Oceano Atlântico, sob a vigilância da Marinha Real Britânica. O comboio é atacado por U-boats e bombardeiros [Focke-Wulf] alemães que são repelidos e destruídos pelos navios britânicos, apoiados por seus caças Hurricanes.
Na parte de trás do mini-livro, como reforço à causa aliada, diz o seguinte: "Após ter lido este livrinho, queira passá-lo a outrem"

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...