quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A BOLA DA VEZ


Grêmio Foot-Ball de Porto-Alegrense- dezembro/1903.

A história e a trajetória do Grêmio F.B.P.A. todo mundo conhece, mas não custa repetir que o início de tudo se deve à bola que o sorocabano Cândido Dias da Silva, descendente de família curtidoura de couros, ganhou dos seus irmãos, os quais endereçaram o presente para uma firma do mesmo ramo em Porto Alegre, pertencente ao Sr. Carlos Júlio Becker.
A bola de futebol provocou o instinto dos funcionários das Casas Pavão, Pimenta, Tigre e Farmácia Caleya, todas localizadas na Praça 15 de Novembro, entre as Praças Paraíso e Rua Voluntários da Pátria, e começaram eles, aos domingos, a jogar [ou tentar jogar] um novo esporte chamado foot-ball.
O ano era 1903 e a equipe de futebol do Sport Clube Rio Grande, formada por ingleses e alemães, foi à Porto Alegre fazer uma demonstração desse esporte. No dia 7 de setembro o campo da várzea ficou rodeado de curiosos, e entre eles estava Cândido, com sua bola debaixo do braço.

O acaso, não raras vezes, é responsável por variados encontros e desencontros na vida de todo mundo, e dessa vez não foi diferente, pois a bola dos riograndinos esvaziou-se e Cândido, sem titubear, emprestou a sua, garantindo o final da demonstração. Como recompensa, ao final da partida, os jogadores tiveram a boa vontade de explicar-lhe as primeiras lições sobre futebol e como agir para fundar um clube. Dias depois, em 15 de setembro de 1903, trinta e dois caras se reuniram no restaurante de um hotel no centro da cidade (Rua 15 de Novembro, atual José Montaury) e registraram em ata a fundação do novo clube denominado Grêmio de Foot-Ball Porto-Alegrense.

Relato baseado nas notas do Dr. Jairo Cruz, médico do Grêmio entre 1956 a 1973.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...