sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O TOURO DE CHILLINGHAM

A imagem abaixo é uma xilogravura. Ela foi entalhada e impressa por Thomas Bewick (1753-1828), um autodidata, filho de um pequeno lavrador inglês, e que desde criança era requisitado pelos aldeões para retratar cenas da vida no campo. Antes de Thomas, a gravação em metal era a única forma de reproduzir um desenho com alta definição. Ele imaginou que a própria ferramenta utilizada para marcar o metal- o buril- poderia servir também para marcar uma madeira bem dura, o que daria uma boa precisão aos traços. A madeira dura substituiria o metal, e o processo de execução das gravuras ficaria muitas vezes mais barato, uma vez que não mais seria preciso transferir a matriz em madeira para o metal, pois o processo exigia uma tecnologia adicional, ou seja, a modelagem em gesso e a fundição, o que no final encarecia o produto. O Touro de Chillingham (The Chillingham Bull) foi xilografado em 1789, e está hoje na Biblioteca de Newcastle City (England). A gravura mostra um exemplo do gado selvagem que vagava pelos 300 hectares do Parque Chillingham em Northumberland, no extremo norte da Inglaterra.

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