domingo, 2 de agosto de 2009

PAUL CÉZANNE

Paul Cézanne (Aix-en-Provence, 19/01/1839— 22/10/1906) estudou desenho na Academia de Desenho de Aix entre 1836 e 1838, e em 1861 candidatou-se a estudar pintura na Escola de Belas Artes de Paris, mas foi recusado, retornando à sua cidade natal. De volta à Paris matriculou-se no Ateliér Libre Suisse, alternando idas e vindas, de Paris à Aix-en-Provence, entre 1864 e 1870.

Cézanne, à época de sua tentativa de ingressar na Escola de Belas Artes de Paris.

Em 1873 encontrou-se com Pissaro [seu velho conhecido do Ateliér Libre Suisse], em Auvers-sur-Oise, que o incentivou a pintar ao ar livre. Então pintou a sua primeira obra-prima impressionista, denominada "A casa do Enforcado".
Entre 1874 e 1877 participou das exposições impressionistas, mas seu grande sonho era ser aceito no famoso Salão anual, onde a crítica especializada reunia aqueles que ela considerava como os principais artistas. Cézanne, contudo, era sistematicamente rejeitado.
Decepcionado diante da hostilidade de alguns de seus invejosos colegas impressionistas que influenciavam a crítica que, por sua vez, influenciava o público, Cézanne voltou para Aix, e resolveu se isolar, pintando em lugares como Medan, La Roche Guyon e Gardanne, onde sua obra atingiu a maturidade, misturando à sua experiência impressionista um raciocínio lógico que redefiniu o seu estilo, passando então a descrever a natureza baseado em três formas geométricas: a esfera, o cilindro e o cone. Assim, antes de começar a pintar reduzia casas, árvores, etc, a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas. O resultado das suas pinturas eram paisagens sutilmente geométricas.
Segundo os críticos atuais, ele é o verdadeiro fundador da arte moderna.

La Route Montante, 1881; óleo sobre tela; 614 x 743 (mm). National Gallery of Victoria, Melbourne. Felton Bequest, 1938.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...