quarta-feira, 19 de agosto de 2009

UMA VITÓRIA DE PIRRO

Conta a História que em 279 a.C., quando os soldados de Épiro, antiga região da Grécia (atual Albânia), invadiram a Apúlia, região que forma o calcanhar e a espora da "bota" da Itália, defrontaram-se com os romanos na batalha de Ásculo (atual Ascoli Satriano, 30 Km ao sul de Foggia), onde o rei Pirro (318 a.C.-272 a.C.) obteve, a muito custo, uma vitória sofrida e preocupante. Os romanos perderam 6.000 homens, e seus adversários, em torno de 3.500. O golpe foi muito duro para o exército de Pirro, o qual não teria como suportar outro desfalque semelhante se tivesse que enfrentar, de novo, os romanos. Ao ser cumprimentado pela vitória conquistada à custa do sacrifício de tantos homens, ele teria respondido com estas palavras: "Mais uma vitória como esta, e estou perdido”.
Assim pode ser resumido o significado da foto abaixo, uma amostra do sofrimento destes homens aí, pertencentes a uma tropa SS alemã internada na Rússia, em 1941. A batalha foi vencida, mas muitos dos seus companheiros de jornada pereceram.

Origem da foto: Waffen SS- John Keegan

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...