quarta-feira, 30 de setembro de 2009

POWER POINT- USE MAS NÃO ABUSE

Não consigo pôr em dia a minha caixa de correio porque ela está entupida de mensagens do tipo Power Point, cujos conteúdos - alguns interessantes e bem elaborados- demoram para abrir. Então peço desculpas a todos os amigos internautas porque eu não estou dando conta dos recados.E já que citei o Power Point, não posso deixar de dar vazão e razão ao que achei na Superinteressante <www.superinteressante.com.br>. Estudos feitos nos EEUU e na Austrália comprovaram que em uma apresentação de Power Point as pessoas absorvem 20% menos informações do que quando o assunto é exposto somente pelo meio verbal, e aqueles slides bem coloridos, cheios de figuras e animações, são os que mais desviam a atenção do público. As pessoas prestam atenção àquelas bobagens todas e deixam de fixar o essencial.
O cientista Edward Rolf Tufte, professor de Estatística, Design Gráfico e Economia Política na Universidade Yale (New Haven, Connecticut, USA), e especialista em Infografia, é o maior inimigo do Power Point. Segundo ele "o Power Point ajuda o apresentador, não a platéia". Robert Gaskins, o próprio criador do programa, chegou à conclusão que o professor Tufte tem razão, e admite que as pessoas deveriam se preocupar mais com o conteúdo e menos com o visual das apresentações, mas essa não é a tendência atual.
Ouvi dizer que o Power Point 2010 vem
com novidades. E isto é que é o pior, porque ele vai permitir incluir vídeos do YouTube nas apresentações, o que vai deixar o apresentador pensando que só por causa disso vai conseguir, mais facilmente, "conquistar" o seu público- entenda-se: ludibriar; enrolar; convencer.
Eu não participo mais de palestras, congressos e outras coisas do gênero [nem como ouvinte, nem como apresentador], e explico os motivos, abaixo.
  • Como ouvinte:
  1. porque já imagino que os assuntos abordados serão expostos através do datashow, ou seja, lá vem o Power Point;
  2. porque o datashow exige que a sala fique menos iluminada, e se o assunto da pauta for mal apresentado (com o tal de Power Point já é meio caminho andado para o insucesso da missão), me dá sono e eu fico louco para ir embora;
  3. porque o que o apresentador vai me mostrar [pelo Power Point (argh!!!)] não vai contribuir em nada para a minha vida real e, quando alguém acender a luz, eu não vou lembrar nem 1/16 do que ele falou.
  • Como apresentador:
  1. Deus me livre!
Mas nem tudo está perdido, porque a Superinteressante- fonte desta inspiração- descobriu e divulgou dez dicas para quem, gosta do Power Point.
Olhem e tentem ler as letras miudas da figura abaixo.

Se não der, confiram "a ciência do slide perfeito" neste link aí <http://super.abril.com.br/cotidiano/ciencia-slide-perfeito-494542.shtml>.





Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...