sexta-feira, 16 de outubro de 2009

AURORA BOREAL

Este é um registro resumido da Aurora Boreal (assim denominada por Galileu Galilei) que ocorreu num dia de inverno, em 2009, na cidade de Tromsø, província de Troms, Noruega.
Ouvi dizer que as luzes coloridas e brilhantes ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético da Terra, e que as tempestades solares [que causam o estranho efeito] podem interferir nos sinais de TV, telefonia, radares, satélites e quaisquer outros sistemas eletrônicos.

O Werner Beck, bageense dos quatro costados que reside, hoje, em Santa Maria, RS, [e que mandou este filme], descreveu assim o fenômeno:
A tal de "Aurora Bagual" é muito comum aqui no Continente de São Pedro do Rio Grande do Sul, em Bagé ela acontece quando o vento passa pelo Cerro de Bagé, se torce todo no Dom Diogo e pega efeito na Igreja do Auxiliadora, em Pelotas só acontece quando a "cabeluda" tá completamente cabeluda, o vento fica "despentelhado", cruza pelo Aquário e encana na "XV", aqui em Santa Maria faz um rodamoinho quando pega o Morro da Caturrita e sobe direto, diz que se vê lá em São Vicente do Sul. Como "não sêmo inzibido" não filmamos, olha só a que acontece na Noruega.

Colaboração: Werner X. Beck

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...