quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A ORIGEM DO VOLLEYBALL

1895, 09 de fevereiro. William George Morgan, professor de Educação Física e Diretor da YMCA* de Massachusetts, apresenta uma nova modalidade de esporte e suas regras em uma conferência na Faculdade.
O objetivo principal de Morgan era criar um jogo cujo contato físico entre os atletas fosse mínimo, evitando [ou tornando raras] as lesões provocadas por choques entre as pessoas envolvidas.
Ele chamou esse jogo de Mintonette (já ouvi falar em Minonette)- o qual nos primeiros anos ainda não tinha uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete- e o definiu como uma combinação de basketball, baseball, tennis e handball. Mais tarde Morgan mandou confeccionar bolas específicas para o esporte, com circunferências que variavam de 63,5 cm a 68,6 cm e peso entre 252 g e 336 g. Em função do jeito com que a bola era jogada, o esporte foi apelidado de volleyball, que depois virou nome oficial. O detalhe é que nessa época a rede utilizada era a mesma do tennis, a diferença era que sua parte mais alta ficava a 1,85 m do chão (hoje fica a 2,24 m no vôlei feminino e 2,43 m no vôlei masculino).
Não se sabe ao certo quando o volleyball chegou ao Brasil, mas eu acredito que foi logo após a II Guerra Mundial, pois nessa época os brasileiros, em geral, se encantaram com o american way of life (estilo de vida americano), e lá na Itália, uns anos antes, os pracinhas brasileiros, incorporados ao 5º Exército dos EEUU, podem ter aprendido as manhas do jogo com os americanos, e trazido o esporte para cá. Deduzo isto porque já em 1951, no Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro campeonato sul-americano da modalidade, com o Brasil sagrando-se campeão masculino e feminino. Em seguida, em 1954, foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol, e 10 anos depois o volleyball foi incorporado às Olimpíadas realizadas em Tóquio, no Japão.

A imagem acima é um flagrante da final olímpica de vôlei feminino, em Athenas/2004, onde aparecem: Y.H. Zhang, da seleção chinesa (atacando); e da esquerda para a direita (defendendo), Ekaterina Gamova, Irina Tebenikhina e Marina Sheshenina, da seleção russa. O jogo acabou China-3; Rússia-2. A China levou o ouro, a Rússia ficou com a medalha de prata e- só para constar- Cuba [que derrotou o Brasil] ficou com a medalha de bronze.


*Young Men's Christian Association (Associação Cristã de Moços)

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...