quinta-feira, 12 de novembro de 2009

EQUIPE DE ESPORTES DA RÁDIO DIFUSORA, A VOZ DE BAGÉ, EM MONTEVIDEO

Em 1972 a equipe de esportes da Rádio Difusora, de Bagé, RS, chefiada pelo intrépido radialista Edgar Abib Muza, foi a Montevideo [República Oriental del Uruguay] para transmitir uma partida amistosa [que eu acho que era] entre o Defensor SC, de Montevideo, e um dos times de Bagé (não lembro se era o Guarany FC ou o GE Bagé).

Equipe de esportes da Rádio Difusora, em Montevideo.
O segundo, da esquerda para a direita, é Edgar Muza (o narrador); o primeiro, da direita [de casaco côr-de-abóbora], é Octacílio Fontana (o comentarista).


O meio de transporte dessa viagem de cerca de 960 Km, ida e volta, foi um Ford semelhante a este modelo aí, de 1947, que pertencia ao Muza.

A "aventura" serviu também para alinhavar o que aconteceria no ano seguinte (1973), quando essa mesma equipe de esportes voltou a Montevideo, dessa vez para transmitir jogos dos times brasileiros [que estavam no grupo 2] na Copa Libertadores da América. Assim, entre 14/03 e 24/03/1973, os jogos do Botafogo e do Palmeiras, contra Nacional e Peñarol, foram transmitidos em português [do Brasil] pelas rádios do Rio de Janeiro, de São Paulo e (pasmem!) pela Rádio Difusora, de Bagé.
¿De Bagé? De Bagé- reafirmo. A memória me traiu, mas creio que nem a Rádio Guaíba, de Porto Alegre [que sempre deu ampla cobertura ao futebol gaúcho e brasileiro], estava narrando de lá; a Difusora [uma pequena emissora do interior gaúcho] estava.
Apesar da qualidade não muito boa de recepção pelas ondas do rádio, senti-me orgulhoso ao escutar a narração de Edgar Muza e os comentários de Octacílio Fontana, direto de Montevideo, transmitindo jogos de dois grandes clubes do futebol brasileiro, contra os dois melhores do Uruguay.
Para saber com quem ficou a Taça Libertadores da América/1973, siga o link.


A imagem do Ford/1947 é do Phil Seed's- Virtual Car Museum.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...