sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

UM CANHÃO DE RESPEITO

German 88. Era por este nome que ingleses e americanos se referiam ao Flak 88 (acrônimo para Flugabwehrkanone 88 mm), que foi desenvolvido a partir de 1928 pela Krupp (atualmente chamada ThyssenKrupp AG), de Essen, Alemanha, empresa de produção de aço, armas, munições e equipamentos similares.
Testado na Guerra Civil Espanhola, em 1936, o Flak 88 foi a arma mais eclética da II Guerra Mundial, sendo utilizado como canhão anti-aéreo e anti-tanque, na artilharia de campo e, com variações, nos submarinos e nos carros de combate alemães.
Em todas as versões, o Flak 88 era capaz de impulsionar seus projéteis de 10,4 Kg [de alto poder explosivo] ou os de 9,2 Kg [agindo como munição perfurante] a uma velocidade inicial de 820 m/s, e possuía um mecanismo de carregamento semi-automático que dava uma resposta de tiro de 15 a 20 projetis por minuto.
Isto bastava para penetrar 200 mm de blindagem a uma distância de mais de 1000 m, o que significava, no mínimo, destruir qualquer carro blindado inimigo, como por exemplo: o Char B1, francês; o Mark II (Matilda), inglês; o Sherman, americano; o T-34 e KW-1, soviéticos.
Na imagem acima [obtida em http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/] uma "muralha" de artilharia [composta somente por Flaks 88], disposta em algum lugar na costa do continente europeu, aguarda [por mar ou ar] um possível ataque dos aliados.

Para saber mais sobre o German 88, siga o link.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...