domingo, 7 de março de 2010

A INVENÇÃO DO RÁDIO

¿Quem inventou o rádio?
A primeira resposta que nos vem à mente é Guglielmo Marconi. De fato, ele é reconhecido pelos países de primeiro mundo como o descobridor do rádio. Em 1895 ele efetuou testes de sinais de transmissão sem fio, primeiro a 400 metros de distância, depois logrou ampliar a distância através da aplicação dos princípios de funcionamento da antena de rádio. No ano seguinte Marconi conseguiu a patente da sua descoberta e assim ficou conhecido como o "inventor do rádio.
Há controversias. Em 1893- portanto antes dos experimentos de Marconi- o cientista e engenheiro gaúcho [de Porto Alegre], padre Roberto Landell de Moura já testava a primeira transmissão por ondas eletromagnéticas, sem fio.
"Ele patenteou inventos no Brasil e nos Estados Unidos, mas, por uma série de infortúnios, não conseguiu nenhum apoio para o desenvolvimento dos artefatos. Foi incompreendido, taxado de maluco e de ter pacto com o demônio. Não foi reconhecido em sua época e, pior ainda, até hoje é pouco conhecido, embora tudo esteja devidamente documentado." Jornalistas & Cia.

O transmissor de ondas, retratado abaixo, foi inventado pelo padre Landell de Moura.
Foto: arquivo do jornal Correio do Povo- Porto Alegre, RS

Para saber mais sobre o padre Roberto Landell de Moura e suas invenções, siga os links abaixo:



E se quiser aderir ao abaixo-assinado [solicitando a inclusão dos feitos do cientista-engenheiro padre Landell de Moura no currículo escolar obrigatório] que será encaminhado ao ministérios da Educação e das Comunicações, preencha o cadastro no site a seguir:


Fontes: jornal Correio do Povo; srhistoria.blogspot.com; jornalistasecia.com.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...