terça-feira, 20 de abril de 2010

ÁLBUM

Ganhei [de presente] o álbum da Copa 2010.

Nem lembro em que ano estávamos quando me dediquei [pela última vez] a um passatempo como este. Já sei! O mais recente foi "Enciclopédia do Futebol", lançado pela Revista Placar, em 1974. Esse está- como se dizia no século vinte- completo. Os anteriores são do tempo em que as figurinhas vinham "acopladas" às revistas do Tio Patinhas e Mickey, que tinham edições mensais. Na capa dos álbuns se lia: "Não pode ser vendido separadamente". Eram, se não me engano, 6 (seis) figurinhas de cada vez (o que cabia no espaço de uma página de 5 x 7 ½ polegadas).
Das publicações independentes foi "A Holandeza 68" (escrito assim mesmo, com "z") o álbum que eu mais gostei. Já dá para adivinhar que ele apareceu no ano de 1968. Os assuntos propostos eram variados, Roberto Carlos e a Jovem Guarda, filmes e artistas de TV, palhaços de circo, clubes de futebol, exploradores & descobridores do século XVI, educação infantil, enfoques das cidades do Rio e São Paulo antigos, animais, plantas, etc.
Eram grandes a ânsia e a curiosidade de abrir os envelopes das figurinhas (vinham três em cada pacote). As pequenas decepções que podiam ocorrer em seguida, resultado da descoberta que o volume de figurinhas repetidas aumentava e que ainda faltava muita coisa para o álbum ficar completo, eram substituídas pelo entusiasmo de poder trocar os cromos repetidos com amigos e colegas de aula, ou então recorrer a um artifício perigoso, que consistia num jogo cujas exigências para o sucesso oscilavam entre a habilidade e a sorte. Cada apostador "casava", com a frente virada para baixo, uma figurinha no chão- ficava uma em cima da outra; os jogadores- um por vez- batiam, com a palma da mão (em formato de concha para repassar às figurinhas em contato com o solo o efeito do ar). Quem conseguisse desvirar a(s) figura(s) ficava com ela(s). Ganhei [e perdi] muitas figurinhas assim.
Isto visto e visto isto, vai aqui a revelação de que não consegui completar o álbum, mas ainda tenho ele guardado.

Estou me esforçando, de verdade, para montar o Álbum da Copa-2010.

Bia, muito obrigado!
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...