quinta-feira, 8 de abril de 2010

A GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Espanha, fevereiro de 1936. Uma composição de partidos políticos de esquerda de variadas tendências e que caracterizou a chamada Frente Popular, venceu as eleições e conduziu o político e escritor Manuel Azaña à Presidência da República.
Francisco Franco, de clássica formação militar, nomeado [pelo próprio governo da Frente Popular] comandante das Ilhas Canárias, iniciou, em julho desse mesmo ano, um movimento de oposição ao governo da República.
A conseqüência dessa exaltação de ânimos foi uma revolta armada que ficou conhecida como Guerra Civil Espanhola, e que deixou um saldo de mortos [civis e militares] significativo. Entre quinhentos mil e um milhão, citam todas as fontes. Mas ninguém sabe ao certo.
Um governo totalitário [que durou 36 anos] foi implantado no país a partir de 1939, com a vitória de Franco, que teve apoio bélico de Hitler e Mussolini.

Fontes: História Moderna e Contemporânea- Arruda, J.J. de A.; artehistoria.com; YouTube.


Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...