sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A ESTAÇÃO DE SANTA MARIA

Há muitos anos não vou à Santa Maria [RS], mas se não me engano, era descendo a Avenida Rio Branco que se chegava à estação de trens. Ali era o começo de tudo, ou a metade de tudo para o passageiro que ia, por exemplo, de Porto Alegre à Uruguaiana.

O incentivo exagerado ao transporte rodoviário, em detrimento às ferrovias, consideradas [por um equívoco grotesco do Governo Federal] como ultrapassadas, deu margem ao sucateamento das linhas, das máquinas e dos vagões [de passageiros e de carga] até que o governo mais irresponsável da história do Brasil resolvesse, em 1996, ceder os direitos de exploração das vias férreas [e todo o material sucateado] a empresas particulares. Essas passaram a usufruir do Bem Público, sem a preocupação de restaurar ou manter, principalmente, junto às comunidades que sempre dependeram desse meio de transporte, os serviços de trens de passageiros.

A estação de Santa Maria, que junto com a de Cacequi, era a sede de um dos mais importantes entroncamentos ferroviários do Brasil, também sucumbiu diante da desastrada política de transportes brasileira. O que restou dá para ver nestas fotos.



Aqui o relógio e o sino da plataforma de embarque [em 1996], já prestes à darem adeus às suas antigas funções.



Foto: Flávio Cavalcanti








Vista do pátio ferroviário cheio de vagões abandonados [já no final da década de 90].



Foto: Alfredo Rodrigues








A plataforma [pela ótica de quem estivesse no último vagão do trem que estivesse partindo em direção a Cacequi].


Foto: Evandro I. G. Santos







Fachada da estação [em 2009], reformada externamente [pela Prefeitura] para tentar dar ao prédio uma aparência digna da sua história.

Foto: Evandro I. G. Santos


Fontes:
Fotos:
  • Alfredo Rodrigues
  • Evandro I. G. Santos
  • Flávio Cavalcanti

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...