sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DA EXPANSÃO PANGERMANISTA AO RACISMO NO SUL DO BRASIL

1937. A Alemanha acelera a sua campanha nacional-socialista internacional. No Brasil uma intensa atividade, perfeitamente organizada, passa a ser desenvolvida por alemães aqui radicados, descendentes de alemães e simpatizantes da causa nazista.
Mapa da América do Sul, apontando [em cor mais escura] os territórios que passariam a ser Protetorados da Alemanha em 1950.

O plano de Hitler baseava-se na visão de expansão pangermanista de Otto Richard Tannenberg, publicada em 1911, em seu livro Gross-Deutschland, Die Arbeit des XX Jahrhundetrs (A Grande Alemanha, A Obra do Século XX). Essas idéias, por sua vez, tinham origens ainda mais remotas.

Depois da guerra franco-prussiana de 1870 um movimento intelectual começou a ser ensaiado em prol da expansão germânica na Europa, e pelo que se sabe, em 1895, um misterioso folheto, sem assinatura, foi publicado com o apoio da Alldeutscher Verband (União Pangermânica), uma poderosa associação baseada na Alemanha. Seu título já dava uma indicação da sua finalidade: Gross-Deutschland und Mitteleuropa um das Jahr 1950 (A Grande Alemanha e a Europa Central em 1950). Na verdade o plano de expansão germânica não se limitava à Europa, e como já foi possível deduzir aqui, a idéia expansionista não surgiu de uma hora para outra, nem foi gerada pelo Nazismo. O Chile, o sul da Bolívia, o Paraguay, a Argentina, o Uruguay, e o sul e parte do sudeste do Brasil estavam na mira da Alemanha, "onde a cultura alemã domina"- diziam.
Segundo Tannenberg, a idéia inicial era fixar na América do Sul cidadãos alemães que iriam se dedicar à agricultura. "O Chile e a Argentina conservarão a sua língua e a sua economia. Mas exigiremos que, nas escolas, o alemão seja considerado como a segunda língua. O sul do Brasil, o Paraguay e o Uruguay são regiões de cultura alemã: ali o alemão será a língua nacional".

O Brasil e a Argentina, principalmente, estavam destinados a ser os principais protetorados alemães da América do Sul. Assim, quando Hitler chegou ao poder, em 1933, encontrou tudo preparado pelos seu antecessores, inclusive as bases para o amplo rearmamento da Alemanha, em desacato às fortes imposições do Tratado de Versalhes (1919).

No Rio Grande do Sul a expansão da propaganda nazista começou a causar incômodos, uma vez que o racismo, adormecido desde os tempos da escravatura, voltava a se manifestar com freqüência através impedimentos ou de frases e expressões depreciativas dirigidos direta ou indiretamente a judeus, mestiços e negros. Essas impropriedades eram oriundas da teoria da superioridade da raça ariana, que germinava pelas bandas do sul do país.
Desfile da Juventude Hitlerista na Praça da Alfândega, em Porto Alegre (1937)

A partir de 1939, no entanto, quando foram proibidas as atividades nazistas no Brasil, houve quem confundisse nazismo com luteranismo, e todos os alemães e seus descendentes, praticantes religiosos que aqui viviam, passaram a ser considerados suspeitos de conspiração, ficando, muitas vezes sem saber, sob vigilância policial. Alguns foram, injustamente, presos e até mortos em função desses radicalismos. A essa altura, o preconceito já havia mudado de lado, enveredando por um perigoso caminho.

Com o fim da guerra, o Brasil, representado [nesse caso] principalmente pela região sul, a qual reúne grande parte da colonia alemã e seus descendentes, foi retornando, aos poucos, à sua condição de país livre do preconceito racial, e nos dias de hoje, excetuando-se doentios casos isolados, manifestações de cunho racista não mais fazem parte do convívio popular.


. Baseado na publicação "A 5ª Coluna no Brasil- A Conspiração Nazi no Rio Grande do Sul", Aurélio da Silva Py. 1942. Livraria do Globo, Porto Alegre, RS.
. Origem da foto: mesma fonte anterior.
. Figura: extraída da publicação de O.R. Tannenberg, Gross-Deutschland (1911).
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...