quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O "NEW DEAL" DE ROOSEVELT

As repercussões da crise econômica de 1929, nos Estados Unidos da América, exigiram modificações na política econômica do país. O capitalismo liberal transformou-se em capitalismo monopolista e o governo resolveu interferir no controle da economia para evitar abusos da classe empresarial.
Franklin Delano Roosevelt (New York, 30/01/1881 - Warm Springs/Georgia, 12/04/1945) foi eleito Presidente [pelo Partido Democrata] e, assessorado pelas pessoas mais capacitadas do país, criou [em 1933] o New Deal , um plano para recuperar a economia Americana.
O primeiro objetivo foi tentar manter o nível dos preços dos produtos, impedindo, na medida do possível, o aumento descontrolado da produção em setores onde havia muita mercadoria estocada. Assim, os gêneros agrícolas, o petróleo e o carvão tiveram seus preços fixados pelo governo que, em seguida iniciou uma política de empréstimos aos fazendeiros endividados, cujas terras tinham sido hipotecadas e estavam em estado de abandono.

Um órgão governamental passou a controlar o sistema de crédito no país.
Com o objetivo de abrir novos postos de trabalho, o governo diminuiu a jornada de trabalho, e em seguida fixou um salário mínimo, criou um seguro-desemprego e o seguro-velhice [para os maiores de 65 anos]. Ao mesmo tempo passou a investir pesado em obras públicas que culminaram com a construção de usinas hidrelétricas, barragens, pontes, hospitais, escolas, aeroportos e até residências subsidiadas, o que ajudou a gerar milhões de novos empregos.

As usinas hidrelétricas construídas por Roosevelt permitiram que o governo americano assumisse o controle da indústria da energia elétrica que antes estava em poder de empresas particulares que ofereciam serviços caros e precários.

No final das contas a política econômica adotada nesse período trouxe, em uma década, a recuperação da economia norte-americana. A produção industrial voltou a crescer e a taxa de desemprego caiu, ressalvando-se que o número de desempregados ainda continuava bastante alto. O estouro da II Guerra Mundial [em 1939], num primeiro momento, parecia que iria minimizar o problema do desemprego, mas "desenhava" [isto sim!] um novo surto econômico nos EEUU, ou seja, a tendência da retomada de um desenvolvimento não sustentável da economia. Porém o governo logo controlou a situação, lembrando-se do passado recente de uma crise causada, em parte, pelo começo da guerra mundial anterior, entre 1914 e 1918.

Fonte: Arruda, J.J. de A., História Moderna e Contemporânea. Editora Ática S.A.,1974.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...