segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SÃO JOSÉ DO NORTE

Vista aérea parcial de São José do Norte, no Rio Grande do Sul, localizada na extremidade sul do istmo que separa a Laguna dos Patos do Oceano Atlântico. O flagrante mostra uma balsa transportando veículos de carga e de passeio. A travessia diária (em torno de 5 Km) sobre o canal que separa São José do Norte e a cidade do Rio Grande encurta em muitas centenas de quilômetros o trajeto a ser percorrido rumo à maior parte do território gaúcho.
Não há, no presente momento, previsão para a construção de uma ponte ou de um túnel entre os municípios, só especulações que já caíram em descrédito.
Segundo http://www.saojosedonorte.rs.gov.br/portal/?brand=page&key=10AE77, a origem do nome "São José do Norte" apresenta duas versões:
  • a primeira, vem da crendice de que os primeiros habitantes da região depositavam crenças em São José e que os historiadores acrescentaram o nome "do Norte", porque era o município que ficava ao norte no município do Rio Grande;
  • a segunda, é que o nome São José era homenagem ao rei de Portugal, Dom José I.
Com relação à origem do nome deve ser acrescentado o seguinte episódio: Na noite de 06 de junho de 1767, as tropas portuguesas, após violentos combates, expulsaram os espanhóis que haviam dominado o território e novamente as terras ficam sob o domínio de Portugal.
A bandeira lusa voltou a ser hasteada e, por ser o aniversário do Rei Dom José I, o município, até então chamado de Norte, Arraial do Norte e Povo do Norte, recebeu o nome de São José do Norte.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...