segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UM DESLUMBRANTE RAIO DE LUZ

Taiwan - Arquipélago formado por uma grande ilha e 77 outras menores, situado no Mar da China, no sudeste da Ásia. O país é incluído entre os Tigres Asiáticos devido ao seu grande desenvolvimento econômico. Seu relevo é montanhoso e o Pico Yu Shan atinge 3.997 metros de altitude. Refúgio dos líderes do Partido Nacionalista Chinês depois de sua derrota para os comunistas, em 1949, Formosa (Taiwan) ainda é considerada, pelo governo chinês, como uma província da China.

Como um deslumbrante raio de luz. Assim repercutiu, na China, a vitória da revolução russa de 1917. Quatro anos mais tarde, em 1921, o Partido Comunista Chinês foi criado na cidade portuária de Xangai, e passou a trabalhar em conjunto com o já estabelecido Partido Nacionalista, o chamado Kuomintang, que se espelhava no Partido Comunista Russo e tinha um exército próprio.

Em 1927 essa aliança foi rompida quando Chiang Kai-Shek (31/10/1887 - 05/04/1975), novo líder do Kuomintang, obteve o apoio financeiro de alguns cidadãos ricos de Xangai, concordando em expulsar da cidade os comunistas mais destacados e os líderes dos sindicatos de operários. Então generalizou-se um conflito armado entre os partidos chineses. Enquanto Chiang Kai-Chek fazia uma varredura no norte da China, os comunistas fugiram para as áreas rurais, utilizando táticas de guerrilha para neutralizar as forças nacionalistas, cujo efetivo numérico era muito superior. Em três anos, os nacionalistas conseguiram destruir as forças comunistas e suas bases enclausuradas nas montanhas. Os comunistas, liderados por Mao Tse-Tung (26/12/1893 - 09/09/1976), um ex-ajudante da biblioteca da Universidade de Pequim, tinham, até então, o controle de seis territórios independentes ao longo do Rio Yang-Tsé. Estes, em busca da reorganização das suas forças, empreenderam [a duras penas] a chamada Grande Marcha (1934-1935), retirando-se para o noroeste da China. Mao Tse-Tung passou a ser um homem cuja cabeça estava a prêmio.

A invasão japonesa, em 1937, uniu novamente nacionalistas e comunistas em torno de um objetivo comum. Expulsar os japoneses da China era a prioridade número um. A população civil esperava que o exército nacionalista desse conta das forças invasoras, mas não foi isso o que ocorreu. Os oficiais do exército nacionalista não tinham a habilidade necessária para liderar seus soldados na guerra contra os japoneses. Assim, o governo nacionalista bateu em retirada para o oeste, enquanto os japoneses passaram a controlar toda metade leste da China.
Enquanto isto o comunismo invadia as idéias dos desesperançados chineses com mensagens como esta, proclamada por Mao Tse-Tung: “Pode-se avistar uma nova China surgindo no horizonte”.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a retirada japonesa, nacionalistas e comunistas voltaram a se enfrentar, com vantagem inicial para os nacionalistas. Porém, aos poucos, a turma de Mao Tse-Tung foi recuperando o terreno perdido e, logo em seguida, o Kuomitang começou a fraquejar diante das bem sucedidas manobras militares dos comunistas. No final de1947 os comunistas contra-atacaram, conquistando a Manchúria em novembro de 1948. Nessa oportunidade os nacionalistas perderam meio milhão de homens, muitos dos quais desertaram para o lado comunista. Na sequência, caiu Xandong, na China Central. Pequim foi conquistada em janeiro, e em abril caíram Nanjing e Xangai.

Em 1º de outubro de 1949 foi proclamada a República Popular da China, e Mao Tse-Tung estabeleceu-se no poder em Pequim, cidade onde trinta anos antes havia sido apenas um guardador de livros, enquanto em dezembro do mesmo ano seu inimigo mortal, Ching Kai-Shek fugiu de Chongqing para a ilha de Formosa (Taiwan), onde estabeleceu um Estado próprio, a República da China.

Fontes de consulta: Almanaque Abril; Blainey, G. UMA BREVE HISTÓRIA DO SÉCULO XX. 2005.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...