quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

¿POR QUE CORÍNTHIANS, PORTUGUESA, SANTOS E SÃO PAULO NÃO PARTICIPARAM DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1979?


Descobri, por acaso, numa tabela de estatísticas da revista Placar, que o SC Corínthians Paulista não participou do Campeonato Brasileiro de 1979. O espaço, onde deveria estar a classificação do clube naquele ano, estava em branco.
Diante de tantas equipes - eram 94 clubes disputando o mesmo troféu - nem reparei que além do Corínthians, também Portuguesa, Santos e São Paulo não estavam presentes.
A explicação para o fato foi relatada, em 2008, pelo internauta Bob Fire, então com 15 anos de idade:
"O campeonato de 1979 foi uma bagunça. O Brasil ainda vivia a ditadura (cusp!) militar (cusp!) e General não entende nada de bola. Acostumados com as peladas jogadas nos quartéis, os milicos forçaram a barra e o campeonato acabou tendo 94 times (!) em uma única divisão.
O campeonato foi 'organizado' pela extinta CBD (Confederação Brasileira de Desportos) e a idéia era fazer ainda um torneio Rio – São Paulo, assim, os times desses estados entrariam somente na segunda fase do Brasileirão.
Acontece que os times de São Paulo (São Paulo, Santos, Corinthians e Portuguesa) queriam entrar somente na terceira fase do campeonato. Bom, resumindo, não houve o tal torneio Rio – São Paulo e estes quatro times acabaram não participando do Brasileirão em 1979, vencido pelo Internacional."

5 comentários:

Lucinei Silveira disse...

Diga-se de passagem que o inter foi campeao invicto!!!!

Sérgio M. P. Fontana disse...

É verdade, Dr. Lucinei! E foi em homenagem aos meus amigos colorados, campeões invictos em 1979, atualmente terceiro melhor time do mundo, que eu postei, 'inda estes dias, o compacto da memorável final contra o Cruzeiro, em 1975. Dá-lhe Inter!

AA FORÇA JOVEM disse...

E hoje rebaixado

Unknown disse...

Que BOSTA hein...Só foi campeão porque os times de São Paulo não participaram

Michell disse...

Só Faltou o Palmeiras Porque, Mas Representou o Estado de São Paulo Junto Com Guarani de Campinas, Comercial de Ribeirão Preto, São Bento de Sorocaba, Inter de Limeira, Francana e XVs: de Piracicaba e de Jaú

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...