quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SIMO HÄYHÄ, O MELHOR DE TODOS

Kollaa - Rio com 76 quilômetros de extensão na República da Carélia, Rússia. Ele começa a partir do Lago Kollasjärvi, no Distrito Suoyarvsky e flui para o lago Tulmozero, no disrito de Pryazhinsky.
Antes da Segunda Guerra Mundial, a nascente do rio fazia parte do município finlandês de Suistamo. Dali ele penetrava em território soviético (Suojärvi Tulemajärvi, na Rússia).
Durante a Guerra de Inverno, em 1939, essa área foi cenário da chamada Batalha de Kollaa. Com o fim do conflito mundial, os locais de batalha em torno do rio passaram a ser considerados aéreas de preservação e turismo.


Simo Häyhä (pronuncia-se simo ráirra), nasceu em Rautjärvi, Finlândia, em 17/12/1905. Aos 20 anos, ingressou no exército para prestar o serviço obrigatório e, em ato contínuo, denotando notável aptidão para a vida militar, foi servir na Guarda Civil Finlandesa, na zona de fronteira com a União Soviética.


Chamado ao serviço ativo do exército quando Stalin ordenou a invasão da Finlândia (30/11/1939), Häyhä foi designado para a 6ª Companhia do 34º Regimento de Infantaria, participando de uma batalha épica [que foi chamada de "O Milagre de Kollaa" (pronuncia-se col-láa)] onde, Sob temperaturas de -20ºC a -40ºC, 32 finlandeses neutralizaram 4.000 soldados soviéticos.

Häyhä usava um rifle Mosin Nagan M28, 7,62 x 54R (mesmo calibre do atual SDV Dragunov) regulamentar das tropas finlandesas naquela época, que ele dizia ser perfeito para a sua pequena estatura (1,60 m). Esse rifle não tinha mira telescópica, em teoria, algo imprescindível para um sniper, mas Häyhä recusou-se a trocar seu rifle pelo Mauser com mira telescópica que lhe foi oferecido em maio de 1940, e deu uma explicação para a negativa. As miras telescópicas quebravam e embaçavam no [con]gelado inverno finlandês e, pior do que isto, ele tinha que levantar a cabeça um pouco mais do que desejava para enquadrar o tiro, e isso para ele poderia significar a diferença entre matar ou morrer, uma vez poderia estar sendo "caçado" por vários snipers soviéticos.

Completamente camuflado de branco, Simo Häyhä tornou-se conhecido como “Valkoinen Kuolema” (pronuncia-se válconen culêma), ou “Morte Branca”, tendo eliminado 542 soldados soviéticos em 100 dias de atividade como atirador de elite ou, na verdade, 1 inimigo por hora de luz no curto dia de inverno no Ártico.

De fato, os russos estavam assustados com a estatítica de mortes obtidas pelo habilidoso sniper finlandês, e empreenderam desesperadas tentativas para eliminar o "estorvo", designando seus melhores snipers para a missão, assim como ataques de artilharia. Tudo o que conseguiram foi esfarrapar as costas do sobretudo de Häyhä, contudo ele não foi ferido.

1940, 6 de março. Simo Häyhä, o experiente sniper finlandês, foi atingido por um atirador soviético. A bala acertou seu rosto, ricocheteou em sua própria mandíbula e saiu de volta. Ele era, literalmente, um osso duro de roer, pois mesmo sangrando e a ponto de desmaiar, retomou seu rifle, apontou, atirou e matou o sniper inimigo que o atingira. Depois sentiu-se à vontade para desmaiar, ficando desacordado por uma semana inteira, em função da hemorragia. Os companheiros que o acudiram disseram que “metade de sua cabeça estava faltando”.

Pouco depois da guerra, Häyhä foi promovido diretamente de Cabo para 2º Tenente pelo Comandante-em-Chefe finlandês, Marechal-de-Campo Carl Gustav Emil Mannerheim. Depois foi submentido a várias cirurgias para reconstrução da mandíbula e bochecha, ficando muitos anos em recuperação.

Considerado uma grande personalidade nacional, o maior sniper da história, Simo Häyhä, faleceu na pequena aldeia de Ruokolahti, perto da fronteira com a Rússia, aos 96 anos de idade, no dia 1º/04/2002.




Fonte: Júlio César Guedes Antunes - Professor do Depto. de Computação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e pesquisador de história militar com foco na Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...