terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

UM TREM SEM DESTINO, A FERROVIA E OUTRAS PRIVATIZAÇÕES

Trem de carga da ALL, em movimento.
O destino é o terminal ferroviário de Bagé, RS. Depois seguirá viagem - quem sabe? - através da Campanha, Depressão Central e Planalto Médio, ou talvez, Vale do Uruguai.
A Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) foi privatizada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, 40 anos depois do seu surgimento.

1957, 16 de março. O governo de Getúlio Vargas cria a RFFSA, através da Lei nº 3.115. A empresa surge como conseqüência do descompromisso das empresas privadas brasileiras [e estrangeiras] que exploravam as ferrovias no Brasil, com o próprio Brasil. Estas não queriam investir no país, nem tampouco na própria estrutura ferroviária que exploravam.

Em 1997 o governo brasileiro resolveu ignorar os malefícios potenciais causados à nação pela exploração privada de bens que, na verdade, são públicos, e abriu a guarda para a reprivatização dos serviços telefônicos e ferrovias, dando seqüência ao plano de desestatização do governo Fernando Collor de Melo.

1999, 7 de dezembro. A RFFSA foi extinta pelo Decreto nº 3.277.

2007, 9 de outubro. Luiz Inácio 'Lula' da Silva, ao invés de ir na contramão da história das privatizações, fazendo juz ao motivo político pelo qual foi eleito Presidente do Brasil, também resolveu "contribuir" com o país, privatizando 2.600 quilômetros de rodovias federais. Agora, pedágio por aí tem até demais. O que tem de menos [nas tais estradas] é fiscalização federal.
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