terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

UMA ENCHENTE EM BLUMENAU

Outubro de 1911. Nesse período ocorreu a maior enchente que se tem notícia em Blumenau, SC. As águas do rio Itajaí-Açu chegaram à marca dos 16,27 metros (algumas fontes indicam 16,9 metros). Os prejuízos alcançaram a maior parte da população, e o Governo Federal abriu crédito especial para socorro às vítimas e para a reconstrução do Município. A Alemanha, à época, pátria-mãe de muitos blumenauenses, contribuiu com dinheiro, roupas e materiais de toda a espécie.
A catástrofe pluvial que levou roças, bens e bichos dos colonos foi associada, pelos que eram religiosos, a um novo dilúvio, pois ao longo de muitos dias choveu sem parar. Eles se refugiaram no convento das freiras, no topo de um monte, até que a água baixasse, experimentando a escassez de víveres e, em conseqüência, a fome.

A foto [acima] é do arquivo de Adalberto Day & Morgana Holetz Aguiar, e mostra o Majestoso Hotel Holetz, demolido em 1959. No seu lugar foi construído o Grande Hotel.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...