quinta-feira, 17 de março de 2011

OS CAMINHOS TORTUOSOS DA BR-163

A BR-163 é uma rodovia longitudinal do Brasil que liga os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. Ela começa em Tenente Portela, RS e vai além de Tiriós, PA, junto à fronteira com o Suriname. Tem 1780 km de extensão, mas o asfalto acaba em Guarantã do Norte, MT. De lá são 1152 Km de estrada de chão até que o asfalto aparece de novo, mas apenas a 100 Km de distância do porto de Santarém, PA.

Em 1973 o Exército Brasileiro deu início ao trabalho de abertura da BR-163, no trecho compreendido entre Cuiabá, MT e Santarém, PA. O objetivo principal era integrar a Amazônia ao restante do país, para não correr o risco de "entregá-la" a potências estrangeiras.
Os soldados que haviam montado seus acampamentos sobre chassis de caminhão, estavam conseguindo abrir dois quilômetros de mata por dia, até que esbarraram num problema sério: no caminho havia as terras dos índios Panarás. As quinhentas pessoas pertencentes à tribo nunca tinham entrado em contato com outras formas de civilização. Não houve conflito graças à intervenção dos irmãos sertanistas e indigenistas, de Botucatu, SP, Orlando Villas-Boas (1914-2002), Cláudio Villas-Boas (1916-1998) e Leonardo Villas-Boas (1918-1961), mas dois anos depois a população indígena ficou reduzida a 82 indivíduos. A maioria pereceu por causa de uma doença, para eles,desconhecida, o sarampo.
Felizmente a tribo dos Panarás não se extinguiu, voltando a crescer, atingindo [hoje] a marca de mais de 400 indivíduos, a maioria crianças.

A rodovia, inaugurada em 1976, ainda hoje não está pronta, e durante o período do inverno amazônico (de dezembro a abril) começa um verdadeiro martírio para motoristas e passageiros de veículos que por ali trafegam. E não é preciso dar continuidade a esta narrativa, pois as 40 imagens, abaixo disponíveis, neste caso valem mais do que a escrita.
BR-163, trecho Cuiabá-MT - Santarém-PA
Clique nas setas para avançar ou retornar.
Colaboração Maurício Fontana
Outras fontes Globo-Amazônia, Wikipédia e Google Maps.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...