segunda-feira, 23 de maio de 2011

1901, 1º DE JANEIRO

O século vinte começou em 1º de janeiro de 1901, e seria por aí que este blog, cujas referências principais dizem respeito a esse século, deveria ter iniciado, mas [convenhamos!] nada seria mais desestimulante do que mostrar, na arrancada da minha trajetória como blogueiro, um fato histórico que só interessa - se é que interessa - aos australianos que não são os aborígenes. Como já passou bastante tempo desde a primeira postagem que foi lá em 05 de junho de 2008, dou-me o direito de fazer uma referência ao único fato histórico de fundamento - que eu saiba - registrado nessa data.

1901, 01 de janeiro. É criada a Commonwealth (comunidade) da Austrália, como resultado de um acordo entre as seis colônias britânicas do continente. Após destruírem, ou confinarem a estreitos territórios, tribos inteiras de aborígenes - população nativa que vivia no continente - os britânicos, que historicamente sempre foram muito bonzinhos, criaram os termos que estão registrados na Constituição da Austrália, elaborada em uma convenção ratificada pelos povos das colônias em referendos.

O nome "Austrália" deriva do latim Australis, que quer dizer "ao sul ". Desde o tempo dos romanos há referências a uma terra desconhecida muito ao sul, mostrada muitos anos mais tarde nos mapas medievais como "terra australis incognita". Todavia não foram encontrados documentos que pudessem revelar a presença de povos ocidentais no continente antes de 1522.
Abertura do primeiro parlamento da comunidade australiana, em 09 de maio de 1901.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...