sexta-feira, 17 de junho de 2011

PORTO ALEGRE, ANOS 70

A Lu Costa nos remeteu várias imagens da Porto Alegre um pouco mais antiga, lá da década de 1970. E, dentre outras recomendações, escreveu: "Para quem não viveu nessa época e, para os bons saudosistas, remeto imagens de PORTO ALEGRE de 1970, uma maravilha para recordar."
Começo com esta aí, mais fácil de ser identificada porque aparece, em perspectiva isométrica, ao fundo, o Cinema Lido, à época já transformado em Lido/sala 1 e Lido/sala 2, que fica na Av. Borges de Medeiros, 475.

Foto Henri

Dá para se ter uma idéia sobre o período da foto, observando-se: o anúncio de propaganda da Panvel, que surgiu em Porto Alegre em 1973; o cartaz do filme O Exorcista, produzido também nesse ano, e lançado no Brasil em 1974; e os fuscas-táxis, anteriores ao modelo fusca-fafá, lançado em 1980.
Não sei precisar o ano do Opala, estacionado atrás do fusca branco-pérola/1968, o que poderia ajudar a enquadrar o flagrante à sua real linha de tempo, mas já se sabe que o período da foto fica entre 1974 e 1980.

Colaboração Lu Costa
Posted by Picasa

Um comentário:

Sérgio M. P. Fontana disse...

Segundo Henri, o autor da foto, o ano é 1975. E ele faz um comentário a respeito desta e de outras fotos que fazem parte da mesma série:
'Fotos que fiz nos anos 1975 quando eu morava em Porto Alegre. Morei nesta cidade de junho 1973 até início 1977.
São fotos de slides e feitas com uma máquina muito simples usando peliculas 120x120.
Naquele tempo era muito caro revelar fotos e a gente não fazia tanto fotos como hoje.
Acho que estas fotos vão interessar principalmente para quem mora ou morou na capital gaúcha.'

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...