terça-feira, 29 de novembro de 2011

OLHA O TREM...

... já não é o mesmo trem que você conheceu, não é mais... - numa quase referência a um fragmento de "Trem das Sete" , de Raul Seixas.

Dezembro de 2009. Locomotivas da ALL, estacionadas perto de Santa Tereza, nos arredores de Bagé (RS), à frente de cerca de uma centena de vagões de carga, aguardam ordem para seguir viagem em direção a Cacequi (RS), não sem antes passarem por São Gabriel e outras 24 pequenas localidades.
Foto Bruno Fontana Bechuetti

Até o início da década de 1990 ainda era possível viajar de trem na região sul do RS. Após esse período a RFFSA chegou à conclusão que o transporte ferroviário de passageiros por aqui era deficitário e, em seguida, o governo brasileiro, virando as costas para as necessidades populares, "entregou" a malha ferroviária, e os materiais e serviços a ela ligados, a empresas privadas. Assim, quem dependia do trem - cujo preço da passagem era bem acessível - para se deslocar de Ibaré até São Gabriel, por exemplo, passou a depender do transporte rodoviário por estradas de terra empoeiradas ou embarradas e escorregadias, provavelmente sem linha regular de ônibus.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...