terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PORTO ALEGRE, ANOS 70 - II


Foto Henri

O flagrante acima (dê um zoom na foto) enquadra as imediações da rodoviária de Porto Alegre.
O modelo da pantalona do apressado transeunte [na extrema direita] e a cor dos táxi-fuscas são capazes de nos fornecer os parâmetros mínimos necessários para estabelecer a origem cronológica da imagem. Vejamos:
- Entre 1972 e 1973 as calças viraram "pantalonas". Elas eram apertadas na altura das coxas e se abriam em cone na direção dos pés. Eram as chamadas calças boca-de-sino. Lá por 1974 [e até, mais ou menos, a metade de 1977] essa tendência se modificou um pouco. O "aperto" ia só até a altura da virilha. Daí em diante a largura da calça acompanhava a parte mais grossa das pernas, até encostar no chão.
- Em 1972 todos os táxis de Porto Alegre foram obrigados a adotar uma cor-padrão. A escolhida foi o laranja-granada. Mas alguém se deu conta que essa cor desbotava muito rapidamente pela ação das intempéries. Então, no ano seguinte os taxistas sugeriram um tom mais forte, e a cor adotada [a partir de setembro de 1973] passou a ser o vermelho-ibérico, que permanece até hoje.

Analisando estes dois parâmetros, e levando-se em conta que o período não era de Verão, eu diria que esta foto nos remete pelo túnel do tempo até a primavera de 1973 ou outono de 1974, mas diz o autor do flagrante que, 
na verdade, o ano é 1975.

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O mais impressionante aí é a limpeza e a aparente segurança nessa região, que hoje está virada numa sucursal do inferno tomada por lixo e usuários de drogas.

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...