segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TENTANDO ESCREVER CERTO I

Tento acertar, mas este blog deve estar cheio de pequenos e grandes erros de grafia e pontuação. Falar [o Português] é fácil, mas êta língua danada de difícil p'ra escrever!
Com todo este tempo de janela eu ainda cometo muitos erros, mas descobri um jeito de minimizá-los, prestando mais atenção nas orientações dos especialistas. Abaixo, a primeira lição:

QUANDO USAR E QUANDO NÃO USAR A VÍRGULA
Por Vivian Cristina Rio*
Embora a maioria das perguntas sobre vírgula seja sobre quando se deve usá-la, começaremos a explicação por em que casos não usar a vírgula. Depois, passaremos aos casos mais freqüentes de uso.
Quando não usar a vírgula:


1. Em hipótese alguma, use vírgulas entre:
SUJEITO                    VERBO                     COMPLEMENTO DO VERBO 
Essa regra não tem nenhuma exceção, nem mesmo se o sujeito da oração for enorme e seu fôlego não aguentar chegar até o verbo.
Exs.: 
Certo: Empresários e gestores de todas as empresas almejam crescer na carreira e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. 
Errado: Empresários e gestores de todas as empresas, almejam crescer na carreira e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. (o uso da vírgula separa sujeito do verbo)
Errado: Empresários e gestores de todas as empresas almejam, crescer na carreira e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. (o uso da vírgula separa verbo do seu complemento)

2. Não usar vírgula antes de etc., pois se trata de uma abreviatura da expressão latina et cetera, que significa "e outras coisas", "e assim por diante".
Obs.: Também é condenável o uso da conjunção e antes de etc. Estariam sendo usados dois "e", um do português e outro do latim (et = e : et cetera).
Certo: Os colaboradores fazem diversos cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação, MBA etc.  
Errado: Os colaboradores fazem diversos cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação, MBA, etc.
Errado: Os colaboradores fazem diversos cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação, MBA e etc. 


Quando usar a vírgula:


1. Enumeração de mais de dois elementos: 
Ex.: O processo seletivo é composto por (1) teste on line , dinâmica de grupo (2) e entrevista (3).

2. Para isolar o aposto explicativo (usar duas vírgulas): 
Ex.: O treinamento , fundamental para a capacitação dos profissionais ,  tem ganhado cada vez mais importância nas empresas . (aposto: fundamental para a capacitação dos profissionais) 

3. Para isolar o vocativo 
Ex.: Carlos , por que você ainda não chegou à reunião? (vocativo: Carlos)
  
4. Para marcar a supressão do verbo em uma oração:
Ex.: Eu fiz um curso de Gestão de Projetos; ele , de Comunicação Escrita. (ele fez - verbo suprimido) 

5. Para separar orações que não apresentam conjunções que as interliguem.
Ex.: Decidiu fazer um curso de MBA fora do país ,  pesquisou ,  encontrou o mais adequado para sua carreira , fez a prova de seleção, foi aprovado.

6. Para isolar certas expressões exemplificativas, conformação e conjunções:
Além disso, por exemplo, isto é, ou seja, a saber, aliás, ou melhor, ou antes, com efeito, a meu ver, por assim dizer, por outra, entretanto, no entanto, por isso, logo etc.

Ex.: Não sei se faço esse curso no próximo semestre. Ou melhor ,  nem sei se terei as quintas-feiras à noite livres para fazer o curso. (uma vírgula em início de oração)
      Você precisa se dedicar mais ao curso, escrevendo, por exemplo, mais textos e lendo mais os artigos sugeridos. (duas vírgulas quando o termo aparece no meio da oração)

7. Antes das conjunções mas, porém, pois, embora:
Sei que você não gosta de estudar quando é feriado ,  mas será preciso finalizar o trabalho o mais urgente possível.

Além de lembrar dessas regras, não esqueça que:
  • você só pontuará corretamente se dominar o sentido do seu texto.
  • a atenção é fundamental para a correta pontuação.


______________________________________________________________________
*Profª. Drª. Vívian Cristina Rio, Linguista graduada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora de Cursos de Extensão da UNICAMP. Coordenadora e tutora do curso de especialização a distância de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, na Universidade Gama Filho - UGF. Tutora do Redefor, programa de capacitação de professores do ensino público, parceria entre Governo do Estado de São Paulo e UNICAMP. Foi corretora de Redação do Vestibular da UNICAMP e ministrou oficinas de comunicação na Revista Língua Portuguesa, Editora Segmento.. Participa de vários congressos nacionais e internacionais e publica artigos em livros e revistas especializadas em Linguística. Consultora de Comunicação Empresarial e Educação de Adultos do CPDEC – Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Educação Continuada. Coordenadora responsável pelo site www.escreverbem.com.br. Ministrou treinamentos em diversas empresas nacionais e interenacionais, como 3M, Arcadis Tetraplan, Banco Itaú, Deloitte, Embraer, Grupo CPFL, GE, Laboratórios Abbott, Mahle, Mantecorp, Natura Cosméticos, Nestlé, Nokia, Novartis Biociências, Premier Pet, Power-Alstom, Sadia, Syngenta, Villares Metals, entre outras

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...