quinta-feira, 5 de abril de 2012

TEMPORAL

2012, 05 de abril. Uma frente fria - a mesma que fez estragos em Buenos Aires - invadiu o Rio Grande do Sul e, depois de atingir toda a metade sul nas primeiras horas da manhã, alcançou, em seguida, as cidades do norte do Estado, provocando ventos muito fortes e chuva - 29 mm em São Borja e Uruguaiana, e 26 mm em Santa Maria. Os raios e trovoadas também fizeram parte do cenário.

O vento causou estragos que deixaram muita gente sem energia elétrica desde as primeiras horas da manhã até não se sabe quando. A cidade de Santa Maria registrou problemas nas linhas telefônicas; Pelotas, na rede de TV a cabo. As rajadas chegaram a 108 km/h em Uruguaiana (medidos no aeroporto da cidade), em Dom Pedrito, na Campanha, e em Canguçu, na Serra do Sudeste, o vento alcançou 90 km/h, medidos pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Bagé, os ventos chegaram a 61 km/h e, em Jaguarão, a 75 km/h. A maior intensidade da chuva foi para o Noroeste - cerca de até 60 mm na região de Cruz Alta.

"Temporal aterrorizante. Aqui na nossa palafita tudo treme. Parece história dos Três Porquinhos..."
Gabriela Mazza - Pelotas, RS - twitter @mazzagaby

Mas foi na Argentina que o temporal - com granizo, inclusive - foi mais forte, com ventos de até 120 Km/h, cujos efeitos imediatos provocaram a morte de 14 pessoas e trouxeram muitos transtornos à região de Buenos Aires.
Barracas y Mataderos fueron los barrios más afectados por el temporal. (Claudio Bracco)

Consecuencias del fortísimo temporal que se abatió sobre la zona metropilitana. El barrio de Parque Patricios uno de las más afectados.
Descalzo, el Intendente de Ituzaingó, hoy iba a inaugurar la nueva sede de la Municipalidad. (Gustavo Ortiz)
Estación de tren en Ituzaingó. Foto: Gustavo Ortíz
Má de 500 árboles caídos en la Ciudad que provocan además cortes en decenas de calles. (Cecilia Profetico)

 En Morón una pileta de natación voló más de tres cuadras. (Gustavo Ortiz)
 Una estación para cargar gas en Tres de Febrero. (Gustavo Ortiz)
Así quedó el microestadio de Deportivo Morón. (Gustavo Ortiz)
O Ministro do Espaço Público em Buenos Aires, Diego Santilli, afirmou que os danos ocasionados pela tempestade que atingiu a Capital Federal e Grande Buenos Aires o fazem acreditar que foi "quase um tornado" que passou por lá. Ele denominou de "infernal" a tempestade da noite de 04 de abril.
Quase 400 árvores foram derrubadas pelo vento; cabos de energia, telefonia e TV também foram atingidos.

Fontes:
http://www.clarin.com/
http://www.atmet.com.br
http://www.clicrbs.com.br
@mazzagaby

Nenhum comentário: