sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNELEVAR, ... CARNEVALE, ... CARNAVAL

Carnaval. Do francês carnaval, através do italiano carnevale, de carnelevar (retirar a carne).
O Carnaval é um período de festas profanas de origem medieval - alguns pesquisadores afirmam que a festa, tal como a compreendemos, foi instituída no século IV, nos domínios do Império Romano -, compreendido entre o Dia de Reis e a Quarta-Feira de Cinzas, que correspondem aos três dias que precedem a Quaresma.

Está claro nesta definição que Carnaval é uma festa religiosa [¿ou pagã?] que, como tal, tem dia certo para ser comemorado. Não tem uma data fixa porque está atrelado a um calendário regido pelas fases da Lua que, por sua vez determina o período da Semana Santa.

Explico:
O Domingo de Páscoa, que marca o dia da ressurreição de Cristo, é o primeiro domingo após a primeira lua-cheia do outono. O domingo anterior a esse é conhecido como Domingo de Ramos que simboliza o dia da entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém, onde foi saudado por seu fiéis que lhe acenavam com ramos de palmeira.
Os preceitos religiosos que originaram o Carnaval determinaram que nos quarenta dias que antecedem o Domingo de Ramos as pessoas não deveriam consumir carne e, por extensão, não deveriam se desgastar em orgias de todo o tipo. Assim, ficou determinada a data do Carnaval, que passou a ser o último dia em que [quase] tudo era permitido.
A partir do Domingo de Ramos contamos 40 (quarenta) dias para trás e chegamos ao dia do Carnaval, que cai sempre em uma terça-feira.

Façamos um teste:
Acesse um calendário lunar - vamos ver este aqui
Quer saber quando será o Carnaval em 2016, por exemplo?
Observe [no calendário lunar] que a primeira lua-cheia do outono - estação que chega normalmente entre 20 e 21 de março - cai no dia 23. Isto quer dizer que esta já será a primeira lua cheia do outono.

Um calendário comum ou uma cansativa contagem de meses e dias nos revelará que o próximo domingo, ou seja o primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono, cai no dia 27 de março, e é o Domingo de Páscoa. O domingo anterior [que cai em 20 de março] é o Domingo de Ramos. Contemos 40 (quarenta) dias para trás e vamos achar a terça-feira de Carnaval: 09 de fevereiro [de 2016].

Não tem erro.
E esta constatação nos remete a uma pergunta:
Se o carnaval é uma festa de origem religiosa [¿ou pagã?] que tem dia certo para acontecer, por que  o poder executivo de alguns municípios brasileiros pensa ter direito de alterar o período correspondente a essa festa popular?

Entendo que quaisquer que sejam os objetivos de tais mudanças, não há sentido em se vivenciar o Carnaval em uma faixa temporal onde sua própria chama já foi extinta, como tem sido o caso do Carnaval na cidade de Uruguaiana, RS, por exemplo. Desconfio que outras cidades gaúchas, contaminadas pela estranha ideia, pretendem fazer a mesma coisa.
Fantasia para o tradicional Baile de Máscaras - Veneza, Itália
origem da foto: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/galeria-festas-de-carnaval-pelo-mundo?foto=3#3

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...