quarta-feira, 20 de março de 2013

AUDAX ITALIANO - DO CICLISMO AO FUTEBOL

O COMEÇO

Santiago do Chile, novembro de 1910. A Alameda Bernardo O’Higgins é um dos pontos obrigatórios das reuniões noturnas da juventude santiaguina. Sob um poste de iluminação, entre a Igreja de San Francisco e a Pastelaria Ramis Clar, três jovens amigos italianos, Ruggero Cozzi, Alberto Caffi e Amato Ruggieri, trocam ideias convergentes sobre a possibilidade de formar um clube esportivo que reúna a coletividade italiana de Santiago. O resultado da conversa aponta para a necessidade da geração imediata de recursos orçamentários para dar continuidade ao plano. Os três contribuem, então, com 10 centavos, cada, para encaminhar a existência do clube batizado inicialmente como "Audax Club Ciclista Italiano", em 30 de novembro.

O registro fotográfico abaixo mostra a alameda Bernardo O'Higgins, em 1930 - local onde  foram traçados os primeiros planos para a fundação do Audax Club Ciclista Italiano.












"Audax", palavra latina que quer dizer "ousado", era um termo frequentemente utilizado para adjetivar os ciclistas no início do século XX.

A primeira reunião foi realizada na chapelaria Caffi, e além dos três pioneiros também compareceram Albino Pagani, Armando Zanelli, Arnaldo Antolise, Arturo Podestá, Carlos Davena, Emilio, Enrique Dáteri, Epaminondas Andreani, Gerónimo Repetto, Hector Zembo, Mario Maglio, Mario Silvio, Octavio Cintolesi, Pergente Cintolesi, Rafael Zembo, Saturnino del Sante, Victor Queirolo e Zifredo Bersezio.


As bases para a formação do “Audax Club Ciclista Italiano” estavam lançadas. Em uma velha e ampla casa na rua San Isidro com Marcoleta, onde funcionava o Centro Democrático Italiano, o Audax ocupou uma sala pequena, nos fundos do prédio, o que não foi empecilho para que, no mesmo ano, os ciclistas do Audax obtivessem alguns triunfos nas competições do gênero.

O Audax Club Ciclista Italiano, assim como todos os clubes de origem italiana na América do Sul, exibia orgulhosamente no seu uniforme a Cruz de Prata da Casa de Savoia, como é possível notar na imagem abaixo, retratada em 1915.











E à medida que aumentavam as glórias, crescia o número de sócios, obrigando o clube a procurar soluções para ampliar sua área física. Assim, outras dependências da casa foram cedidas ao Audax, em função do seu crescente poderio econômico, das atividades desenvolvidas e da quantidade de sócios.

O presidente eleito, Alberto Caffi - um dos três pioneiros - dirigiu o Audax por 23 anos consecutivos, e foi ainda sob a sua gestão que o clube enveredou pelos caminhos do futebol.


O FUTEBOL


As primeiras equipes de futebol do Chile começaram a se formar em meados de 1917, mas foi só em 1921 que o Audax Italiano, através  dos audaciosos -  aqui a redundância foi proposital - Domingo e Tito Frutero, virou [também] um clube de futebol, passando a chamar-se “Audax Club Sportivo Italiano”.

O futebol no clube deu tão certo que, já em 1924, o clube alcançou o título de campeão da Liga Metropolitana e, em 1928, inaugurou o Estádio Italiano na rua General Saavedra, ao lado do Hospital San José. Em 1931 e 1932, conquistou o bi-campeonato da Copa Santiago.

Audax Italiano - campeão chileno/1957



Audax Italiano - campeão chileno/1948


Audax Italiano - campeão chileno/1946



Audax Italiano - campeão chileno/1936

No ano seguinte o Audax Italiano, juntamente com Bádminton, Colo-Colo, Green Cross, Magallanes, Morning Star, Santiago National e Unión Española, todos dissidentes da Asociación de Fútbol de Santiago, formaram a Asociación Central de Fútbol de Chile - hoje Asociación Nacional de Fútbol Profesional (ANFP) - e, em 1936, ganhou seu primeiro título de campeão chileno. Depois, voltou a ser campeão em 1946, 1948 e 1957. Cinquenta anos depois (2007) o alvi-verde de La Florida conseguiu disputar sua primeira Taça Libertadores da América, e em 2008 repetiu o feito.



Fundadores do Audax Club Ciclista Italiano - 1910

O ESCUDO

Formado por uma roda de bicicleta de cor branca, em alusão às suas origens, tendo como fundo a bandeira italiana, o escudo do clube é complementado por um círculo azul [com borda dourada], preenchido em sua parte superior por uma águia dourada, e na inferior com a abreviatura de "Audax Club Sportivo Italiano", em letras brancas. Em 1999 o termo "La Florida" foi acrescentado logo abaixo, em homenagem à omunidade-sede do Estadio Bicentenario Municipal de la Florida, onde o [hoje chamado] Audax Italiano La Florida atua como mandante dos seus jogos.








Para saber mais sobre o Audax Italiano, de Santiago do Chile, visite o site oficial do clube.
http://www.audaxitaliano.cl/web2/





Inaugurado em 1986, o Estádio Bicentenário Municipal de La Florida tinha capacidade para 7.000 espectadores. A reforma, concluída em 2007, deu um up grade nestes números; agora cabem no estádio 12.000 pessoas.

Fotos:

Wikipedia
http://anotandofutbol.blogspot.com.br
http://charlatecnica.cl/
http://umtimepordia.blogspot.com.br
http://www.audaxitaliano.cl

Nenhum comentário: