sábado, 28 de dezembro de 2013

LIBERDADE PROIBIDA

2011, 11 de março. Entra em vigor na França a lei que proíbe as mulheres muçulmanas de usarem a burca (véu que cobre todo o corpo) e o niqab (que deixa apenas os olhos descobertos) em locais públicos. O hiyab (que cobre só o cabelo) e o chador (que esconde todo o corpo e deixa o rosto exposto) não sofrem restrições.
A explicação oficial para a proibição é que os véus aumentam a discriminação e a opressão contra as mulheres e impedem a sua identificação. Mas a decisão é polêmica e causou protestos, principalmente, entre os seguidores do Islamismo (cerca de 8,6% da população francesa).

"O Século XX" acredita que o único objetivo da proibição é restringir possíveis facilidades para atividades terroristas, porque não tem sentido lógico - exceto se as mulheres que usam os tais véus, não os usam por vontade própria - impedir que as pessoas usem as vestes que melhor lhes aprouverem, uma vez que esses trajes não ofendem a moral e os bons costumes [do ocidente], apenas representam uma cultura religiosa em minoria no país da Liberté, Égalité et Fraternité.
cartoon Sergey Tunin

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...