quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

O São Francisco é o rio mais importante da hidrografia nordestina. Ele nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais, atravessa o estado da Bahia em direção nordeste e, a partir da barragem de Sobradinho, assume a divisa entre Bahia e Pernambuco. Na altura da cidade de Cabrobó, PE, muda de direção (não confundir com mudar de sentido) e corre para sudeste, demarcando as fronteiras de Alagoas e Sergipe até desaguar no Oceano Atlântico. Ao todo são 3160 Km de extensão, com 1320 Km próprios para a navegação.

Até chegar ao mar o curso do São Francisco gera várias quedas d´água e cachoeiras. Destas, a mais importante é a de Paulo Afonso, na divisa de Pernambuco e Bahia, bem próxima ao estado de Alagoas. É nela que a Cia. Hidroelétrica do São Francisco mantém um complexo de usinas que fornecem grande parte da eletricidade consumida na região. Em Sobradinho e Casa Nova, BA, 470 Km atrás, se localiza a usina de Sobradinho; 3 Km adiante das usinas de Paulo Afonso está a usina de Moxotó, que também faz parte do complexo; e 62 Km desta, rio abaixo, encontramos a usina de Xingó. Ao todo a energia obtida chega próxima aos 7.400 megawatts.

Com a intenção de melhor distribuir o abastecimento de água no Nordeste, o Governo Federal viu no rio São Francisco uma alternativa para alcançar esse objetivo. Assim, nasceu o projeto conhecido como Transposição do Rio São Francisco, cuja obra resultante vem gerando polêmicas até hoje.

É possível que o plano de transposição do rio, a utilização de cisternas distribuídas em locais estratégicos para captar a água da chuva e a exploração da água subterrânea amenizem o problema da água no chamado polígono das secas. Ainda assim devemos levar em conta que a maior disponibilidade de água não vai, de imediato, diminuir a pobreza do Nordeste. Mas é um primeiro passo.





















Imagens: Ministério da Integração Nacional/Governo do Brasil

Para quem quiser saber mais a respeito, sugerimos os links:
http://www.integracao.gov.br/pt/web/guest/o-que-e-o-projeto
http://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/geografia/transposicao-do-rio-sao-francisco.jhtm
http://www.infoescola.com/hidrografia/transposicao-do-rio-sao-francisco/
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/transposicao-sao-francisco4.htm

sábado, 26 de janeiro de 2013

O DRAMA DE LENINGRADO

Fevereiro de 1943. Moradores de Leningrado [atual São Petersburgo], ainda cercada pelo exército germânico, deixam abrigo anti-bombas, após ataque aéreo.

O cerco à cidade de Leningrado durou 2 anos, 4 meses e 19 dias, levando a população ao extremo esgotamento físico [pela falta de alimentos, associada aos rigores do clima] e psicológico.
Para saber mais, siga o link.
http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article52547


















Foto RIA Novosti

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

¿ESTÁ NERVOSO? VÁ PESCAR! II

2007, 08 de setembro - sábado. Esta aí aproveitou um feriadão de Semana da Pátria para aliviar o stress acumulado, sabe-se lá desde quando. O remédio utilizado foi uma boa dose de pescaria num antigo cais da cidade do Rio Grande, a umas 7 milhas náuticas da foz da Laguna dos Patos.
www.oseculoxx.blogspot.com
Foto Jaydre Herreira

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

DRIVING DOGS II

O primeiro cachorro do Mundo a dirigir um automóvel.
Dezembro de 2012. Menos de três meses depois do início dos treinamentos, a equipe da SPCA (Society for the Prevention of Cruelty to Animals) de Auckland, Nova Zelândia, apresentou oficialmente o primeiro resultado do trabalho realizado com os cães Ginny, Monty e Porter.
Porter foi o escolhido para ser o pioneiro da difícil missão.
  
YouTube - publicado em 09/12/2012 por The Driving Dogs

"Todo ano, a SPCA precisa encontrar lares para milhares de cães que foram abusados, abandonados ou simplesmente esquecidos. Nossos cães podem ser um grupo heterogêneo, mas todos eles são inteligentes e adoráveis. Então, por favor não se esqueça deles. Adote-os."

Este é o recado da SPCA.

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...