quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BRASILEIROS QUE CANTAVAM EM INGLÊS

Midas. Segundo a mitologia grega, Midas foi um rei que viveu na Frígia no século 8 a.C. Muito rico ele tinha mais ouro que qualquer pessoa no mundo. Passava horas contando a sua riqueza em enormes depósitos e porões do seu palácio. Porém ele não estava satisfeito.
Segundo a lenda, numa noite um homem vestido de branco apareceu diante do rei Midas e concedeu-lhe um desejo. O rei imediatamente desejou ter o toque de ouro, assim tudo o que ele tocasse viraria ouro. Quando Midas acordou pela manhã viu que seus lençóis de linho puro haviam se transformado em ouro puro. Espantado, levantou-se e, ao tocar em sua casa esta também virou ouro.
- “É verdade!” - gritou - “Eu tenho o toque de Midas!”.
Então o rei foi tomar seu café da manhã e quando tocou no seu pão viu que o mesmo virou ouro e também virou ouro tudo mais que tocara. Apreensivo, imaginou: - “Se a comida vira ouro, o que vou comer?”.
Nesse instante sua filha Aurélia entra em seu quarto e corre para beijá-lo. O rei, sem pensar, toca nela e a beija. No mesmo instante ela, linda e sorridente, a menina se transforma em uma estátua de ouro. O rei grita desesperadamente porém nada pode fazer.
Então o homem vestido de branco aparece novamente ao Rei e lhe pergunta:
- "Porque estais triste? Não vos dei o que pedistes?"
E o rei responde: - "Não, o que eu mais amava era minha filha!".
E continou o ser reluzente: "Então quereis dizer que preferídes um pão e um cálice de água do que todo o ouro do mundo?"
- "Sim!" - responde o rei, e prossegue: "Dou-te toda a minha fortuna se me tirares essa maldição que sobre mim, e à minha família, invoquei!" - lamentou-se Midas. "Tudo o que eu realmente amava está perdido para mim!”.
Segundo a lenda o ser vestido de branco mandou que Midas se banhasse em uma fonte onde o toque de ouro lhe seria retirado, e que dela trouxesse um pouco de água, para jogar sobre sua filha e sobre todas as coisas que ele quisesse restituir à forma original.
Dessa forma, o lendário rei Midas desistiu, em tempo hábil, de seu toque de ouro e passou a alegrar-se com coisas simples como a própria vida, a família, a comida e a natureza.



Pois lá pelos anos 70 era difícil para as emissoras de televisão brasileiras conseguirem os direitos de cópia de grandes nomes internacionais da música. O objetivo seria incluir as músicas desses caras nas trilhas internacionais das suas novelas. A Rede Globo, que até hoje explora bem essa questão de trilhas sonoras, encontrou uma solução bem mais barata.

Naquele tempo a preferência nacional pendia para o pop/rock anglo-norte-americano. Os hits chegavam aqui através de fitas e compactos trazidos de fora, na maioria das vezes, por funcionários de empresas aéreas. As rádios ajudavam a divulgá-los, mas esses sucessos internacionais não estavam disponíveis nas lojas. Então as gravadoras daqui começaram a lançar no mercado nacional, músicas em inglês interpretadas por brasileiros. O toque de Midas da idéia era que os intérpretes dessas músicas não eram brasileiros.
Êpa! Eram ou não eram brasileiros? Não entendi!

Na verdade eles eram brasileiros sim, mas usavam pseudônimos. E esses nomes de mentirinha tinham origem e sotaque inglês. Muitas vezes ouvimos falar em Chrystian, Dave Maclean, Malcom Forrest, Mark Davis, Michael Sullivan, Morris Albert, Pete Dunaway, Terry Winter, Uncle Davis, e das bandas Light Reflections, Sunday, Lee Jackson e Pholhas. Pois é, e eu ingenuamente, em tenra mocidade, pensava que esses intérpretes e compositores eram lá dos EEUU. Só fui descobrir o engodo muitos anos mais tarde.

O post-scriptum destas citações pretende revelar que Mark Davis e Uncle Davis eram o mesmo cara, hoje conhecido como Fábio Júnior.

Esta postagem do YouTube apresenta um dos artistas mencionados. Dave Maclean foi compositor e intérprete de vários sucessos "internacionais" incluídos em trilhas de novelas antigas. Compôs, inclusive, o sucesso "Feelings", que criou asas mundo afora na voz de Morris Albert.
Dave Maclean - Forever Alone (incluída na trilha sonora internacional da novela "O Casarão", em 1976).

2 comentários:

Maurício disse...

até o finado (e excelente cantor), Jessé foi um desses: Tony Stevens era o pseudônimo. Nem eu sabia.

Maurício disse...

Tony Stevens, isto é, Jessé:
http://www.youtube.com/watch?v=8liNR8T1IJY&nofeather=True

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...