quarta-feira, 30 de maio de 2012

OVOS FABERGÉ NO GOOGLE

2012, 30 de maio. O Google desta data faz uma homenagem a Peter Carl Fabergé, que se vivo estivesse estaria completando seus 166 anos.

Na página inicial o buscador deu um jeito de fazer-se ler “google” através das jóias desenhadas e fabricadas pelo artista e joalheiro russo, nascido Karl Socatelli Gustavovitch Fabergé (Rússia, 30/05/1846 – Suíça, 24/09/1920).


Os ovos Fabergé, ficaram famosos por terem sido originalmente concebidos [pela Casa de Fabergé, entre 1885 e 1917] para os czares do império russo. Em tamanho miniatura, passaram também a compor presentes de cunho popular para servirem de adorno em correntes de pescoço.

Mas foram os ovos grandes, feitos de metais preciosos (ouro, prata, cobre e platina) ou pedras duras, decorados com combinações de esmalte, pedras e gemas que ganharam notoriedade e viraram obras-primas da arte joalheira. Desses, sobraram alguns que hoje são disputados por colecionadores espalhados pelo mundo todo.


Para se ter uma ideia do que valem, um deles é o ovo que o czar Nicolau II deu à sua esposa, a imperatriz Alexandra, em 1897. Esculpido em ouro, diamantes e esmeraldas em 15 meses de trabalho, ele está avaliado em US$ 24 milhões.


Este aí, abaixo, é o Ovo de Páscoa Imperial Czarevich (filho do czar), de 1912. Ele se encontra atualmente no Virginia Museum of Fine Arts - Richmond / Virginia / USA.


Para saber mais sobre os tais Ovos Fabergé, siga o link
http://www.girafamania.com.br/europeu/materia_russia-faberge.html.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...