sexta-feira, 14 de novembro de 2008

BUTCH CASSIDY & SUNDANCE KID

Em 1969 Hollywood resolveu transformar em filme o que se supõe ser a história verdadeira de dois famosos fora-da-lei americanos do final do século XIX.
Robert Leroy Parker, o Butch Cassidy e Harry Longabaugh, o Sundance Kid, se tornaram conhecidos a partir de 1896, roubando bancos e assaltando trens nos estados do Colorado, Wyoming, Montana, Idaho, Utah e Nevada. Eles não agiam sozinhos, mas com um grupo de cerca de dez pessoas entre comparsas temporários e suas namoradas. O grupo, conhecido como Wild Bunch (Bando Selvagem), era também chamado de Gang do Butch Cassidy ou se autodenominava Bando do Buraco na Parede. A quadrilha também incluía: Etta Place, namorada de Longabaugh; Bill Carver; Ben "A Tall Texan" Kilpatrick; Kid Curry, Willard "The Mormon Kid" Christianson; George Curry; Laura Bullion, Elza Lay, Tom "Peep" O'Day, Jesse Linsley, Annie Rogers, Lillie Davis, e outros que vieram e passaram ao longo dos anos. À medida que as linhas de telégrafo e os meios de comunicação, em geral, ampliaram seu alcance, aumentando a rapidez da informação em todo o país, os roubos se tornaram cada vez mais difíceis e arriscados. Assim, por força da situação, o bando se dividiu após assaltar um trem, no verão de 1901.















Posam para a photo acima, sentados: Harry Longabaugh (Sundance Kid), Ben "The Tall Texan" Kilpatrick, Robert Leroy Parker (Butch Cassidy); de pé: Will Carver & Harvey Logan (Kid Curry).
O registro fotográfico foi feito em Fort Worth, Texas, em 1901.

Butch Cassidy, Sundance Kid e a namorada Etta Place, passaram a ser perseguidos pela Pinkerton National Detective Agency e fugiram para a Argentina em 1902.
Alguns dizem que os três foram para a Bolívia e continuaram a “trabalhar” roubando bancos e malotes, como foi mostrado no cinema, e que depois foram mortos por lá mesmo. Outros afirmam que os mesmos ficaram um tempo na Argentina, mais precisamente na Patagônia, província de Chubut, onde compraram um rancho junto ao Rio Tigre, próximo à cidade de Cholila. Perseguidos por um detetive da Pinkertons, internaram-se no Chile através de passagens entre a Cordilheira dos Andes e depois fizeram o caminho de volta para os Estados Unidos, onde continuaram tocando a vida no anonimato. Mas ninguém sabe, ao certo, o que aconteceu com cada um deles.


Ao acaso descobrimos - meu irmão e eu - esse filme, às dez da noite de 30 de Dezembro de 1980, num cartaz em frente ao Cine Sete, em Bagé, RS. Sem ter o que fazer na noite, não muito quente, de verão, analisamos o anúncio e entramos no cinema. A data ficou marcada justamente por ter sido esse um dos melhores filmes que já vi, o que transformou o impulso de termos entrado no cinema, em uma grande idéia. Descobrimos, uns anos mais tarde, que o filme já era considerado um dos maiores clássicos do cinema.













Cartaz original da película publicado no seu lançamento nos EEUU, em 1969.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...