quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FIAT 147- O PEQUENO NOTÁVEL

1976, 09 de julho. Nesse dia foi inaugurada a FIAT Automóveis S.A., em Betim, MG, cujo objetivo inicial era fabricar o FIAT 147, derivado do modelo italiano 127, lançado em 1971. Giovanni Agnelli, principal executivo das empresas FIAT, e o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel, estavam lá para conferir.

Até se firmar no mercado por força da sua boa economia em combustível, condição necessária em face à crise do petróleo que o mundo atravessava, o FIAT 147 foi discriminado por ser pequeno e por sua aparente fragilidade. Mas o problema real do modelo residia na sua mecânica, onde apresentava uma certa dificuldade para o engate da primeira marcha, e algo ainda mais grave que era a baixa durabilidade da correia dentada, que ao se romper chegava a danificar válvulas, exigindo retífica do cabeçote.
Ouvi dizer que este último bug nunca foi sanado por completo, atormentando até hoje proprietários de Uno e Palio.

Para os consumidores brasileiros, de um modo geral, as qualidades do FIAT 147 superavam, em larga vantagem os defeitos apresentados, e as vendas começaram a aumentar entre o final da década de 70 e começo dos anos 80, superando o Fusca, o carro mais popular do Brasil.

No video a seguir, Flávio "Indiana" Gomes (ESPN/Limite), presta uma homenagem ao pequeno notável, o FIAT 147.
ESPN/Limite/Flávio Gomes

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...