Esta é uma Monareta, modelo 1968. A Monareta apareceu em 1967 (eu acho), e veio para mudar um pouco a mesmice da Monark, aro 26, que existia nas versões masculina (com uma barra no centro) e feminina (sem a barra central). Dá para afirmar que ela foi criada para agradar, indistintamente, aos meninos e às meninas.
Eu que tinha uma Monark "Medalha de Ouro 68", aro 26, apesar de achar que a Monareta era uma bicicleta muito bonita, considerava-a difícil de manobrar. Quando a experimentei, a primeira impressão que tive foi que o guidón não transmitia segurança nas manobras, talvez por causa da roda dianteira que [assim como a traseira] era muito pequena (aro 20) e leve. Mas conheço muita gente que é fã [de carteirinha] da Monareta.
A bicicleta da foto pertence a Leonardo Vitral Ferreira, de Anápolis, Goiás.
Abaixo, reproduzo o histórico [conhecido] do veículo, descrito pelo seu proprietário.
"Esta Monareta foi comprada em estado lastimável em uma oficina de bicicletas. Analisei o quadro, garfo e cheguei a conclusão que ficaria uma perfeita restauração, feita por mim com ajuda de nosso amigo Zezinho (mecânico) Itamar e Paulo (pintores) e Wendell (lanterneiro). Foi pintada em estufa de uma concessionária de automóveis aqui em Anápolis-GO. Montada em nossa oficina particular no sub-solo do apartamento onde moro."
Mais sobre bicicletas antigas, inclusive esta, aqui.
Um comentário:
Beleza de bicicleta, ficou linda, perfeita. Dou meus Parabéns aos três amigos que fizeram essa beleza que estava morta voltar a vida. Caso interesse por vender esta raridade deixe mensagem no blog.
Postar um comentário