Foto http://englishrussia.com/tag/russian-tuning/
A meu juízo, o carro mais feio que já rodou no Brasil, o Lada parece ser uma cópia do Fiat 124, lançado na Itália na década de 1970. Ouvi dizer que os italianos, por não terem interesse em melhorar o design e a mecânica do carro, venderam o projeto para os soviéticos que o mantiveram assim mesmo e conseguiram, em função do baixo custo de produção, exportá-lo até para o Brasil na era do governo Collor, que dizia que os nossos carros eram carroças pela falta de concorrência.
Foi dessa forma que chegaram aqui, entre 1990 e 1995, o Lada Laika, o Lada Laika Station Wagon, o Lada Samara Hatchback de 3 ou 5 portas e o Lada Niva.
Para quem preferia ter um automóvel menos espartano e mais agradável à vista, os Lada deixavam muito a desejar e nem o seu preço acessível (o Lada Laika custava menos do equivalente a 7 mil dólares) foi capaz de catequizar os brasileiros.
Como sempre, os impostos
Em 1994, uma alteração na cobrança do imposto de importação de automóveis, editada pelo Ministério da Fazenda do governo Itamar Franco, inviabilizou empresas que não tinham fábricas no país. E como as vendas do Lada não andavam assim tão boas, seus importadores interromperam a conexão Rússia/Brasil.
Outro fator que pode ter contribuído para a rejeição ao robusto automóvel foi o mau funcionamento do motor devido a problemas no carburador, responsável pela mistura ar/combustível e sua dosagem motor. Ocorre que a gasolina "oficial" vendida no Brasil, já naquela época, apresentava um teor de álcool de 25%. Mesmo os carros russos, adaptados às mais rigorosas condições climáticas, não estavam preparados para isto, e muito menos para as tais gasolinas adulteradas que de longa data vêm fazendo parte do quotidiano dos brasileiros.
Um comentário:
Deu até pra ver que vc entende um pouco da história do lada , porém dizer que é o carro mais feio que já rodou no brasil e que é ruim aí vc se equivocou um pouco pois eu tenho um que ta lindo equipado e nunca deu nenhum problema até hj , acho que isso depende de quem compra e não da opinião de quem não tem .
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