quarta-feira, 13 de maio de 2009

¿UÍSQUE OU CERVEJA?

Para quem não quer correr o risco de "passar do ponto" em uma festa qualquer, é melhor beber só cerveja, alternando o consumo com uma água sem gás. Mas tem gente que não suporta a cerveja e prefere correr o risco de perder [mais facilmente] o controle, tomando uísque que, assim como a cerveja, provém da cevada.
¿Mas porque a cerveja tem menor teor de álcool se comparada ao uísque [e a qualquer outra bebida destilada]?
A primeira etapa da fabricação do uísque é a fermentação dos grãos de cevada, a qual é causada por microorganismos, chamados de leveduras, que ao se alimentarem de açúcar, expelem álcool. Quando não há mais açucar para ser convertido em álcool, acaba o processo da fermentação, e o líquido obtido é a cerveja, propriamente dita.
Ferver o líquido obtido dessa fermentação, permite a obtenção de um vapor rico em álcool, uma vez que o ponto de ebulição do álcool é 78,5ºC, inferior, portanto, ao da água que é 100ºC. A seguir, a condensação do vapor de álcool produz um derivado líquido que pode ter até 20% de álcool. O processo é repetido, ou seja, o líquido derivado do vapor de álcool é novamente fervido até evaporar todo o álcool (a 78,5ºC). Ao ser condensado o vapor [que já é o derivado do derivado], o líquido que se forma pode chegar a 70% de álcool. Misturar água é a solução para suavizar a bebida que vai ser engarrafada.
Cerveja ou uísque, acho que dá até para tentar fazer em casa. Lembrando que a cerveja tem que ser "gellaaada!", como deu a entender o meu amigo Tiago Martins, de Porto Alegre, RS, quando sacou esta foto aí.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...