sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

RODA VIVA- CHICO BUARQUE DE HOLLANDA & MPB4

Metáfora é, nas palavras do teórico literário Wolfgang Kayser (Berlin, 24/12/1906; Göttingena, 23/01/1960), "a transferência de significado de uma zona para outra que lhe é estranha desde o início", ou seja, a metáfora se materializa quando a um determinado termo atribuímos um significado diferente do habitual, onde o sentido próprio do mesmo é desprezado em prol de um [subentendido] sentido figurado.

Assim se expressavam os poetas e compositores brasileiros em tempos mais difíceis, onde o governo militar, sob o pretexto de salvaguardar a nação dos malefícios das tendências comunistas, de tudo desconfiava e a quase tudo aplicava os rigores da censura, tentando, em vão, "sufocar" a imprensa e os intelectuais, dentre os quais incluo poetas e os grandes compositores musicais. Estes sempre davam um jeito de bem expressar suas idéias à medida que iam sendo mais e mais "espremidos". Parecia que não havia limites para a sua capacidade de criação, quanto mais eram perseguidos e censurados.

Chico Buarque de Hollanda com a sua Roda Viva (3º lugar no III Festival de Música Brasileira, em 1967), é o exemplo mais forte desse talento brasileiro. Ele agregou ao seu magnífico dom poético e musical, uma sensibilidade p'ra lá de aguçada, aperfeiçoada ou [quiçá] desenvolvida em função da própria repressão a que foi submetido.

Eu quase quero agradecer ao regime militar por ter ajudado a formar, firmar e confirmar um dos maiores compositores da nossa MPB.

Chico Buarque de Hollanda & MP4 no III Festival de Música Brasileira, em 1967, promovido pela TV Record.
Fonte: YouTube.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...