quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

POVO DESENVOLVIDO É POVO LIMPO!

Rua Dr. Cassiano, esquina com Rua Álvaro Chaves- Pelotas, RS.


Observando-se desta forma (acima), até parece que o aviso de proibição foi respeitado. Num raio de uns 15 ou 20 metros, mais ou menos, não há lixo espalhado no local, apenas resquícios.
- Como o povo pelotense é educado! - diria um possível visitante deste blog.

Logo em seguida esse mesmo visitante se depara com a foto abaixo, imaginando que se trata de uma imagem obtida em uma localidade situada num país muito pobre e desgovernado, onde a infraestrutura viária e as leis ambientais simplesmente não existem.
Rua Dr. Cassiano, entre Álvaro Chaves e Av. J.K. de Oliveira- Pelotas, RS.

Aí [umas linhas abaixo], ele descobre a verdade. O terreno é o mesmo da primeira foto, só que uns [40] metros adiante, um pouco mais longe da placa de advertência, e tem muito lixo [orgânico e inorgânico] que, dia a dia, parece que vai aumentando.


Ele, o internauta [visitante deste blog], passa a não entender como isto pode [ou pôde] acontecer, uma vez que o povo pelotense é muito educado e jamais jogaria lixo em local impróprio.

E antes que alguém diga que são as pessoas mais pobres e desassistidas que fazem isto, eu rebato, afirmando que também elas o fazem, mas não só elas. Já vi muita gente [que se auto-denominaria] "de nível" jogando lixo ali, desrespeitando a própria sociedade em que vive.

A educação de um povo, em longo prazo, tem tudo a ver com a educação da criança. Mas isto não depende só da escola; depende muito mais das estruturas familiares que, na minha opinião [no Brasil], são o elo mais fraco dessa corrente que- é evidente- tem outros "elos" a serem considerados.

Mas este assunto é inesgotável e, para quem queria só mostrar estas fotos polêmicas, eu já estou me estendendo demais.
A imagem acima é do Sugismundo, um anti-herói nacional. Ele é associado às campanhas educativas [incentivando a higiene e a limpeza] lançadas pelo Governo Federal no início da década de 1970. No final da mensagem [que durava uns 30 segundos] vinha o complemento na voz do ator e apresentador Roberto Maya: "Povo desenvolvido é povo limpo!"
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...