quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O MURO DO GUARANY

"Inaugurado oficialmente em 1911, o antigo 'Estrela Dalva' ganhou, em janeiro de 1960, por iniciativa do então presidente, Aníbal Farinha, o nome de Antônio Magalhães Rossell, homenagem ao grande desportista, patrono alvirrubro". Higino Gonçalves- MinuanoOnline

Através do fragmento acima, de uma matéria registrada no jornal Minuano, dá para imaginar que o muro do estádio do Guarany de Bagé é do tempo em que o cimento ainda estava em fase experimental, e nem existia por aqui. A queda parcial do muro revelou que os construtores daquele tempo ainda utilizavam o barro para unir tijolos e revestir paredes.

Em dezembro/2009, quando nós estivemos em Bagé, o muro do Guarany estava assim, arrasado pelas intempéries do dia 18 de novembro. Naqueles dias tremi na base quando fiquei sabendo [por fontes não oficiais e depois pelo jornal] que o alvi-rubro da Rainha da Fronteira estava em vias de fechar seus portões por tempo indeterminado devido a uma crise financeira. - Não é possível! - pensei, muito entristecido, imaginando que, em pouco tempo, os mais de 100 anos de existência do estariam condenados a um progressivo esquecimento. Porém, quando vi no site da FGF que o clube disputaria a 2ª divisão/2010, respirei aliviado.
A campanha do time até agora (24/02/10) não é boa, mas o que vale, a esta altura dos acontecimentos, é estar "vivo" e competindo, dando sequência a uma história que se hoje não é tão gloriosa, ao menos é marcada pela tradição de uma luta heroica contra as limitações orçamentárias.

Eu não sabia se o muro já tinha sido restaurado ou se, devido a essas dificuldades monetárias, permanecia em ruínas. Hoje [não resisti e] entrei em contato com a Rádio Cultura de Bagé. Conversei, por telefone, com a recepcionista que me colocou em contato com o operador de áudio Ari Greco. Ele me deu as informações que eu precisava e, em seguida, me transferiu para o jornalista Jossicar Saraiva que me orientou a procurar o [também] jornalista Sérgio Galvani, Diretor de Comunicação do Guarany FC.
O muro do Guarany já foi restaurado, e está com portão novo e tudo, bem na esquina da Avenida Padre Abílio Sponchiado com a Rua Gaspar Silveira Martins. As fotos do muro caído já podem ir para o arquivo morto.

Agradecimentos: à equipe da Rádio Cultura [de Bagé, RS].
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...